Google Friend Connect: a (r)evolução social na web

15
35

Segundo um press release do Google divulgado nesta manha, a empresa Google deve lançar nas próximas horas(no evento Campfire One no Googleplex) um preview release do Google Friend Connect, um serviço que poderá elevar o tráfego de sites criado por terceiros ao permitir que qualquer editor na web forneça recursos sociais aos seus visitantes.

Deste modo, o Google espera trazer ferramentas sociais aos que sites “não sociais” de forma fácil. Com o Google Friend Connect, qualquer proprietário de site poderá adicionar um pequeno código ao seu site e obter recursos sociais de forma fácil, rápido e sem programação.


Os sites que utilizarem o Google Friend Connect serão capazes de visualizar, convidar e interagir com novos amigos, tudo através de uma API de autorização segura, além dos amigos existentes em redes sociais como Facebook, Google Talk, hi5, Orkut, Plaxo e outros mais.

Google Friend Connect tem como objetivo atrair e envolver mais pessoas, dando aos visitantes uma maneira de se conectar com amigos em diversos sites. Abaixo, os principais aspectos do produto:

  • Aumenta o tráfego: ao descobrir sites interessantes, os visitantes podem trazer seus amigos com eles, e podem ainda publicar as suas atividades nesses sites de volta a rede social, atraindo mais visitantes.
  • Aumenta o envolvimento: o acesso dos amigos e as aplicações do OpenSocial fornecem conteúdo mais interessante e experiências sociais mais ricas.
  • Menos trabalho: qualquer site pode ter componentes sociais, sem a contratação de um time de programadores ou ser uma rede social.


Página Incial do produto Google Friend Connect que deve ser lançado nas próximas horas.


Exemplo de como a nova aplicação poderá ser usada em sites de teceiros.

15 COMENTÁRIOS

  1. Em breve teremos aplicações sociais no Google Discovery que exibirá de forma automática todos os amigos do Orkut. Um chat integrado fornecerá a solução de bate-papo em tempo real e um link permitirá que você convide mais amigos ao blog. :)

  2. Dominar o mundo é pouco… o google que abrangir todo o mercado da internet.

    Videos, jogos, redes sociais e etc.

    Como isso vai fica?

  3. isso e o que faltava os blogs sites vão ficar mais social não vejo a hora de lebrarem ai lancarei a versão beta do meu site ainda mais social

    parabens ao google e ao opensocial

    ai so falta liberar ao orkut tbm

  4. Obrigado rene

    e tem muitos perfis brasileiros vendo e adicionando ja

    so que com os outros paises foram estantaniamente

    mais logo aparece nos nossos perfis

    ai todos vão ver minhas aplicações

    agora vou participar do friend connect

    e com isso o google discovery vai ser muito social e completo com os novos recursos

    começando que e otimo os comentarios por video

  5. Vale destacar que o produto que será exibido logo mais é um preview do Google Friend Connect, terá ferramentas limitadas e sua versão final deve demorar ainda alguns meses.

    Já andei lendo coisas erradas por aí. :(

  6. O Google Friend Connect não poderá ser redundante para quem tem tem/usa o Google Apps, ou melhor, tais serviços não irão concorrer um com o outro?

  7. Legal para os desenvolvedores, terão mais liberdade e rapidez para criar aplicações que se comunicam sem precisar de muita “brutalidade”. :D

    Vamos ver no que vai dar, daqui por diante.

Comente!