Google, Sprint/Nextel, Clearwire, Intel, Time Warner e Comcast podem anunciar construção de rede WiMax nos EUA

Google Telecom logoO WSJ publica hoje reportagem que dá como certa a formação de uma joint venture entre as seis empresas acima relacionadas, com a finalidade de construir e operar uma rede WiMax destinada a cobrir todo o território dos EUA. Trata-se de uma tecnologia importante, porque, segundo a mesma fonte, permite o acesso à Internet por dispositivos sem fio a uma velocidade superior a 5 megabytes, enquanto que a telefonia 3G tem velocidade superior a 1,4 megabytes.
Espera-se um investimento total de USD$ 3,2 bilhões, sendo que a participação da Google seria de USD$ 500 milhões.
As principais sócias seriam a Spint/Nextel e a Clearwire, que entrariam como operadoras do serviço como competidoras fortes perante as redes 3G da AT&T e Verizon. A Intel entraria com a tecnologia WiMax, por ela desenvolvida.
Para a Google, seria a sua entrada no mundo das telecomunicações. Vejo duas vantagens competitivas importantes:

  • teria uma forma de divulgar a sua computação em nuvem e os celulares com Android;
  • passaria a ter uma certa independência com relação aos fornecedores de banda larga, que é um dos seus principais insumos.

A imprensa dos EUA estão dando como certo o anúncio deste negócio para hoje. Acreditamos nas fontes, mas preferimos manter a cautela, porque, nesta segunda-feira, rumores davam como certa a compra da Sprint/Nextel pela T-Mobile, o que poderia ser incompatível com a formação desta rede WiMax.
Nós aqui do GoogleDiscovery estamos falando para vocês, desde outubro de 2007, que a Google estava conversando sobre telecom com a Spint.


One Reply to “Google, Sprint/Nextel, Clearwire, Intel, Time Warner e Comcast podem anunciar construção de rede WiMax nos EUA

Comente!