VisualRank: Google desenvolve nova geração de busca por imagem

Dois cientistas do Google apresentaram na semana passada um documento na Conferência World Wide Web em Pequim na qual expõe uma nova visão no futuro da pesquisa de imagens.

Notavelmente, a nova tecnologia de pesquisa de imagem não se baseia no texto associada a imagem para determina-la. Google poderá usar seus computadores para analisar fotos, e associá-las de forma a torna-las ordenada através de buscas com palavra-chave. Será algo semelhante ao atual PageRank, mas sem analise de links.


Os Googlers Yushi Jing e Shumeet Baluja argumentam que o Google está pronto para ver para além do texto. No documento divulgado, eles descrevem seus esforços para aplicar o estado da arte imagem em software de reconhecimento, o que possibilitará descobrir o que as imagens se referem.

A nova geração deve observar as características visuais de imagens populares e, em seguida, determinar a classificação baseada em semelhanças entre as imagens.

6 Replies to “VisualRank: Google desenvolve nova geração de busca por imagem

  1. É muito bom na teoria… Mas na prática acho que fazer com que uma coisa dessas funcione ainda vai levar muito tempo… Pelo menos, para funcionar bem.

    o/

  2. Cada novo passo do Google lembra o seu começo.
    Há uma desconfiança, um certo temor no uso do que é novo.
    Mas, com toda a expertise demonstrada pelo Google, é aguardar um pouco mais para termos uma nova tecnologia, ou funcionalidade, à nossa disposição.

  3. Olá Amigos,

    Esta ferramenta de busca precisa em muito ser estudada, pesquisada a fundo.

    Existem muitos variáveis a serem consideradas na busca por imagens.

    Acredito que ainda vá demorar para termos uma ferramenta adequada para nos ajudar nos buscadores.

Comente!