Google.org investe USD$ 130 milhões em térmica movida a energia solar

eSolar - usina termoelétricaA eSolar, uma startup sediada em Pasadena, California, que se dedica a desenvolver usinas termoelétricas movidas a vapor de água aquecida por energia solar, acaba de receber um investimento no valor de USD$ 130 milhões da Google.org, destinado a acelerar o desenvolvimento de sua plataforma e colocar em produção, ainda este ano, uma unidade geradora, apta a produzir 33 MW, no sul daquele estado norte-americano.

É o segundo investimento feito pela Google na e-Solar.


Esta tecnologia é interessante porque aproveita os raios solares, para aquecer água e gerar energia elétrica. Trata-se de uma forma limpa de produção de energia, de baixo impacto ambiental, que não depende da existência de potencial hídrico, bastante escalável e que pode ser construída nos arredores das grandes cidades ou indústrias, dispensando grandes investimentos em transmissão de energia.

É um dos caminhos para o futuro.

Porém, sua produção ainda é mais cara que a das hidroelétricas, preço este que tenderá a baixar com a economia de escala.

Eu gostaria muito de ver uma usina destas no semi-árido nordestino e uma quantidade grande delas no Deserto do Sahara.

Fontes:
Thonson Reuters
eSolar

1 comment
  1. Aproveitando a energia de raios
    Alguem pode pesquisar e analisar para utilizar a enorme quantidade de energia desses raios de tal maneira que podamos aislar o hidrogenio e reduzir o seu volume, para que a priori podamos utilizar como combustivel de veiculos

You May Also Like