Onde estão localizados todos os Data Centers do Google?

google-data-center-map-world Onde estão localizados todos os Data Centers do Google?

A infra-estrutura de dados do Google é maciça e espalhada por todo o mundo. Todo o sistema de indexação e pesquisa necessita de uma enorme quantidade de energia computacional, sem mencionar o Gmail, Google Apps, Blogger, Google Reader, e todos os outros projetos do Googleplex.


Mas onde estão todos os dados destes centros e quantas existem? O Google não informa. Mas isso não impede de diversas pessoas de tentarem descobrir. Utilizando informações da Data Center Knowledge, Royal Pingdom montou um mapa que demonstra onde os supostos Data Centers do Google estariam localizados.

Segundo pesquisas, existem atualmente 36 centros de dados, 19 nos Estados Unidos, 12 na Europa, 3 na Ásia, e apenas um na América do Sul e Rússia. Novos centro de dados locais podem vir a serem instalados em Taiwan, Malásia, Lituânia, Blythewood e Carolina do Sul – onde o Google declarou que comprou 466 acres de terra.

Uma pergunta feita pelo TechCrunch, fonte desta matéria, realmente assusta: quantos Data Centers a Microsoft, Yahoo e a IBM devem possuir também?

2 Replies to “Onde estão localizados todos os Data Centers do Google?

Comente!