Google Apps Engine é lançado!

O Google acaba de lançar sua plataforma Google Apps Engine para que desenvolvedores possam hospedar suas aplicações Web usando a infra-estrutura do Google, sem precisar se preocupar com compra de novas máquinas, excesso de tráfego e uso de CPU.


Por enquanto, apenas a versão gratuita será disponibilizada. Cada aplicação hospedada no novo serviço terá até 500MB de armazenamento e tráfego mensal suficiente para 5 milhões de pageviews. No futuro o desenvolvedor poderá adquirir mais recursos de acordo com sua necessidade.

Como antecipamos aqui, o serviço proverá acesso ao banco de dado BigTable no qual o desenvolvedor poderá guardar informações relativas a sua aplicação. Além disso, também permitirá fácil comunicação com outros serviços Google através de APIs.

Embora apenas 10 mil desenvolvedores poderão testar o serviço, trata-se de um lançamento prévio e este número deve aumentar em breve.

Uma das características que já está gerando debates é o uso exclusivo da linguagem Python para o desenvolvimento de scripts aptos a serem executados no Google Apps Engine. Entretanto, o Google admite a possibilidade de suporte a outras linguagens no futuro.

As comparações com os serviços do Amazon Web Services são inevitáveis. Apesar da Amazon já ter um serviço com arquitetura mais flexível e consolidada, a nova platarforma do Google pode conquistar desenvolvedores com seu carisma, gratuidade e outras funcionalidades.

Saiba mais:

Blog do Google Apps Engine
Blog oficial do Google

4 Replies to “Google Apps Engine é lançado!

  1. Algumas dúvidas que surgiram: os desenvolvedores poderão hospedar o site de seus clientes dentro deste serviço? E outra, será que teremos o DNS do site para poder colocar em um domínio próprio?

    Dei uma olhada no demo que tem no site, bem bacana…Se o Google ficar apenas no Phyton, a linguagem vai receber um boom enorme, vai ter muita gente querendo aprender e usando!

    O google vai realmente dominar o mundo, hehe…

    []s

Comente!