Google pode lançar BigTable como um serviço web

4
142

Segundo informações do TechCrunch, o Google pode lançar BigTable, seu sistema interno de dados, como um serviço web com o objetivo de competir com o Amazon SimpleDB, de acordo com uma fonte que possui conhecimento do suposto lançamento. Existem também rumores que a imprensa estaria sendo pré-informada sobre o produto.

BigTable é um sistema de dados altamente escalável e usado internamente pelo Google e que suporta atualmente mais de 60 dos seus produtos e projetos. Uma fonte diz que o Google tem planos para tornar o BigTable disponível para desenvolvedores como um serviço na próxima semana. Amazon oferece um serviço semelhante através SimpleDB, uma nuvem de dados solução anunciada em Dezembro.


Google começou a desenvolver o BigTable no início de 2004 e usá-lo ativamente em Fevereiro de 2005. O sistema foi desenvolvido internamente para atender a uma peculiar necessidade do Google em acessar enormes quantidades de dados a uma alta velocidade.

BigTable é baseado no Google File System (GFS) e designado para uma distribuição cruzada de milhares de informações entre os servidores que coletivamente armazenam petabytes de dados. Entre os serviços que funcionam atualmente no BigTable estão: Google Search, Google Earth & Maps, Google Finance, Google Book, Orkut YouTube e Blogger.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle Email Uploader: importe seu e-mail para o Google Apps
Próximo artigoO Google Apps está completo?
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Já fazem alguns meses que penso em escrever sobre o tema. No entanto, o tenho adiado, em virtude da necessidade de publicar notícias e também da simples falta de tempo. Hoje, um fato tornou isso inadiável: a notícia de que a Google finalmente lançará seu banco de dados on-line. […]

  2. Isto é o que eu chamo de assinar a sentença de alguns bancos de dados free, contudo (mas, todavia, porém) isto vai baratear o custo de algumas supermaquinas e quem sabe colocar gratuito (limitado é claro) alguns produtos: Oracle & MSSQL online.

Comente!