Searchme: Uma máquina de busca visual

Uma das direções que várias empresas estão pesquisando para melhorar a experiência do usuário são as chamadas máquinas de busca visuais. Basicamente, a interface mostra uma imagem da página para cada resultado da consulta. Já comentei sobre elas aqui e hoje pude testar o Searchme.

Searchme


O Searchme oferece uma interface, em Flash, bastante intuitiva para fazer buscas na Web. Após fazer uma consulta os resultados aparecem como grandes imagens na tela, com pequenas descrições no seu rodapé. É possível, também, ver os resultados na forma textual tradicional, através de um pequeno botão na parte de baixo da tela.

Outra funcionalidade são as categorias para você “afunilar” mais a sua busca, que aparecem logo ao lado da caixa de busca.
Ainda é difícil dizer o quão bom são os resultados do Searchme, pois a base deles possui “apenas” 1 bilhão de páginas. Achar o Google Discovery por lá, nem pensar. A impressão que temos desta versão beta é que, assim como algumas outras máquinas de busca novatas, a Searchme ainda dá mais atenção a interface enquanto a relevância dos resultados parece ficar em segundo plano. O fato de algumas imagens aparecerem trocadas também atrapalha um pouco.

Há quem diga que o caminho para “ser melhor” que o Google seja oferecer melhor usabilidade para o usuário, outros dizem que as respostas devem ser mais relevantes. Neste caso, um meio-termo deve ser o ideal.

9 Replies to “Searchme: Uma máquina de busca visual

  1. Obrigado pelo comentário Bruno!
    Dê uma testada para tirar suas próprias conclusões. hehe

    Abraço!

  2. Poisé, Renê! Se fosse post patrocinado acho que teríamos um pouco mais de informações interessantes para falar para nossos leitores. hehe

    Abraço!

  3. Normal Rodrigo hehe

    Eles fazem isso por dois motivos:

    – Justamente para criar expectativa.
    – Eles não tem um produto bom o suficiente, se abrirem para todo mundo muita gente não vai gostar e não usar mais.

    Abraço!

  4. O Searchme,o Spacetime,e o Piclens que são dois programas de busca mais avançados vão tornar nossa vida mais Tecno assim que as novas telas “Touch” estiverem a venda.

Comente!