Em breve, Google Earth On-Line?

Google Earth logoDesde o seu lançamento, o Google Earth chama a atenção por dois motivos básicos: a incrível ferramenta de mapas, que permite a agregação de de conteúdo e, por outro lado o fato de, apesar de ser um produto Google, ser uma plataforma cliente-servidor. Sempre se esperou que o Google Earth se transformasse em uma plataforma totalmente Web. Afinal, esta é a vocação Google. O lançamento do Microsoft Virtual Earth que a Google está a dever uma versão do produto baseado no navegador. Sabemos que esta não é uma tarefa das mais fáceis, porque a plataforma requer a transmissão e processamento de uma quantidade enorme de dados, mas é necessária. Afinal, do ponto de vista de interface, o Microsoft Virtual Earth é muito mais Web 2.0 que o Google Earth.

Recentemente, entretanto, a Microsoft anunciou breve lançamento de seu Microsoft Research WorldWide Telescoped, um concorrente direto do Google Sky, este, até esta semana, parte do Google Earth. Isto parece ter apressado a Google a lançar uma versão Web do Google Sky, sem, contudo, abandonar a versão tradicional do produto, que ainda está baseada no Google Earth.


A conclusão óbvia, à qual podemos chegar, é que, em breve, a Google poderá lançar uma versão Web do Google Earth, sem, contudo abandonar a versão tradicional, até porque é com nela que milhões de usuários mundo afora inserem conteúdos relevantes. Além disso, fazer uma versão Web, que sirva a todos os computadores pessoais e esteja apto a permitir a que os usuários, via navegador, construam fotos, vídeos, modelos SketchUp etc, talvez não seja possível agora. De qualquer forma, até o Google SketchUp e o Picasa via Web serão necessários no futuro.

É esperar para ver.

De qualquer forma, o importante é termos em mente que a competição é que obrigará a Google a se movimentar para frente. Neste aspecto, temos que torcer para que os MS Virtual Earth e Researt’s WorldWide se tornem cada dia mais, plataformas melhores e mais competitivas, porque isto obrigará a que o Google Earth e o Google Sky tenham a cada dia mais melhorias, para não perderem mercado.

2 comments
You May Also Like