Serviços DoubleClick poderão ser gratuitos

DoubleClick logoGoogle AdManagerNesta semana a Google concluiu a compra da DoubleClick e se prepara para fazer a integração de ambos os negócios, o que deverá demorar algum tempo, porque há muitas plataformas a serem integradas e cerca de 1.400 empregados da nova empresa a se transformados em Googles ou desligados da DoubleClick no processo de incorporação. Será um processo longo e doloroso.

Mas a Google não está parada. Surpreendeu o mercado publicitário ao lançar nesta mesma semana um sistema (ainda em versão beta) de gerenciamento de campanhas publicitárias on-line, chamado Google Ad Manager voltadas não para os mercados de display gráfico, vídeo e anúncios de texto. A própria Google, em anúncio oficial, explicou que este produto, desenvolvido internamente, avança indiretamente em um mercado dominado por um produto DoubleClick, o DoubleClick Revenue Center, mas esclareceu que posicionará o novo produto voltado para os segmentos de pequenas empresas e manterá o DoubleClick Revenue Center no segmento de médias e grandes empresas. Esclareceu também que os dois produtos não são concorrentes, mas complementares.


Ela deixou claro que não pretende cobrar pela utilização da nova ferramenta. Este tipo de serviço é cobrado pelas empresas prestadoras de serviço de direcionamento de publicidade para o usuário, como é o caso da DoubleClick, que cobra 50% de comissão por cada publicidade que capta.

Segundo o The Wall Street Journal, este é um indicativo de que a Google deverá tornar gratuitos os serviços DoubleClick de veiculação de anúncios.

Este raciocínio faz todo o sentido. Afinal, como empresa puramente de publicidade a DoubleClick precisava destas receitas para sobreviver. Ocorre, que o foco da Google não é direcionar publicidade, mas vender publicidade. Neste sentido, se ela deixar de cobrar pelos serviços de direcionamento (50%), poderá adquirir uma quantidade muito maior de clientes e, consequentemente, ajudar muito mais à Google no processo de venda de publicidade, além de ajudar em muito na competição com Yahoo! e Microsoft. Em outras palavras, a Google poderia ganhar muito mais, se deixar de cobrar pelos serviços DoubleClick. Ademais, ela já não cobra pelos serviços AdSense, FeedBurner e Urchin. Não teria muito sentido cobrar por serviços DoubleClick.

Comente!