Máquina de Busca visual ManagedQ quis ser esperta e se deu mal

1
43

Nestes tempos de Web 2.0, muitas vezes podemos ter a impressão de que tudo é livre e pode ser usado como bem quisermos. Parece ter sido assim que o pessoal da máquina de busca ManagedQ pensou.

managedq-4-small.png


O site em questão mostra imagens das páginas nos resultados de uma consulta (imagem acima). Bem, agora não mostra mais (imagem abaixo). O problema é que as prévias que o serviço exibia eram retiradas do site Snap, sem permissão, e qualquer menção sobre a origem foi retirada. Um fator agravante é que ManagedQ e Snap podem ser considerados concorrentes já que o último também é uma máquina de busca que apresenta prévia dos sites.

managedq-small.jpg
Devido a estes fatos, após entrar em contato e não receber nenhum retorno, o Snap resolveu cortar o acesso do ManagedQ aos seus servidores, alegando violação dos seus termos de serviço.

Nos comentários desta notícia e no blog oficial do Snap, Paul Angles, diretor de Marketing reafirmou o bloqueio e defendeu a atitude citando ironicamente outro site que faz uso das imagens do Snap mas que segue os termos de serviços:

“Estamos felizes em deixar a ManagedQ usar nossas imagens de graça se eles seguirem as regras. Mesmo que nossas origens sejam em ‘visual search’, nós estamos felizes de deixá-los competir conosco no nosso próprio território, usando nossa tecnologia. Por exemplo, uma certa máquina de busca de Stanford usa nossos serviços em um de seus sites de testes: http://www.searchmash.com/flash/.

Só pra lembrar:
Máquina de busca de Stanford = Google

1 COMENTÁRIO

Comente!