Fazendo seu próprio Player do Youtube com as novas APIs

5
579

No começo desta semana foi lançada a API completa do site de vídeos Youtube. Uma das novas funcionalidades é a possibilidade de criar um player totalmente novo. Isso é possível através da Javascript API que “encaixa” um vídeo (sem os controles) na sua página e pode fazer chamadas para dar play, pause, ir até uma determinada parte do vídeo, mudar volume, entre outras funcionalidades. Dando ao programador total liberdade de como ele deve implementar os controles.

Para exemplificar a API, o Philipp Lenssen do Google Blogoscoped desenvolveu este pequeno exemplo para mostrar o que é possível fazer. Quem quiser brincar, pode dar uma olhada no código-fonte da página e ver como ele fez o player.


Se você achou o tocador do Phillip muito simples, dê uma olhada neste exemplo mais sofisticado. Ele inclui busca por vídeos e você ainda pode usar o recurso de drag-and-drop para colocar um vídeo na sua playlist ou no tocador.

Ainda há muito o que se desenvolver utilizando a API do Youtube. Já é possível criar um site completo de vídeos sem precisar hospedar nenhum deles, já que as novas APIs também possibilitam o upload para os servidores do Youtube. Basta esperarmos mais algum tempo que com certeza vários sites neste formato vão surgir.

5 COMENTÁRIOS

  1. Ae Renê tinham que acrescentar:
    “Tenha seu próprio YouTube, deixa que a gente hospeda tudo, e você ganha dinheira em cima disso!”

    Google é quase uma mãe.

Comente!