Canonical anuncia projeto Ubuntu Mobile

Todos querem estar nos celulares! Esta afirmação se torna cada vez mais forte a cada anuncio envolvendo novos sistemas operacionais para celulares. A Canonical, organização que mantém a distribuição Ubuntu, divulgou hoje as primeiras imagens do projeto Ubuntu Mobile que deve ser lançado em breve.


Ubuntu Mobile irá incluir suporte touch-screen e ícones grandes para uma navegação fácil através dos dedos. Utilizará o navegador Firefox como padrão, além do suporte a Flash 9, Java, e praticamente tudo que precisa para acessar os mais modernos web sites.

Algumas das aplicações incluem:

* Skype com suporte a vídeo
* Players de Áudio e vídeo
* Cliente de e-mail com suporte a POP e IMAP
* Leitor de RSS
* PIM software

Escolha o seu: Symbian, iPhone, Windows Mobile, Ubuntu Mobile ou Google Android? =)

Atualização: O leitor Cassiano, editor do blog Smokingpot.org, lembrou muito bem ao informar pela área de comentários que existe atualmente uma plataforma Linux para os celulares da Motorola, mais conhecido como LJ (Linux Java). Obrigado amigo!

10 Replies to “Canonical anuncia projeto Ubuntu Mobile

  1. Ola amigo tudo bem? Faltou adicionar algumas coisas a sua matéria. Ja existe uma plataforma para celulares usando linux, se trada da plataforma LJ da Motorola ( Linux JAVA). Trabalho no desenvolvimento e testes de celulares motorola e a plataforma ficou muito boa, alem , que usa linux :)

    Esta entrando agora no mercado brasileiro dois telefones que usam esta tecnologia o U9 (http://www.gsmarena.com/motorola_u9-2147.php) e o E8 (http://www.gsmarena.com/motorola_rokr_e8-2104.php

    Espero ter ajudado, mais a plataforma ubuntu mobile aparentemente vai ficar profissional. Parabens aos desenvolvedores

  2. Olá Cassiano, tudo bem?

    Atualiei o post com informações adicionais da plataforma linux em aparelhos da Motorola. Obrigado pelo rápido feedback.

    Quanto a matéria da busca em aparelhos da Nokia, temos uma matéria sobre esta novidade em algum dos posts da semana passada.

    Abraços!

  3. Mark Shuttleworth, exemplo de administrador de uma distro realmente robusta e com futuro garantido! :D

  4. Realmente Ubuntu é muito bom mesmo, quando estou em casa só uso ele. Infelizmente aqui sou obrigado a usar o XPzão :-(

    Pelas imagens, a interface ficou muito interessante!

  5. Ubuntu precisa apenas de uma pequena “G” ajuda para transformar a batalha contra o Windows uma realidade(no sentido de divulgação e crescimento).

  6. Pingback: Ubuntu Mobile?
  7. Quer dizer que o Ubuntu reconhecerá em um futuro próximo o meu Motorola U9 para sincronizar agenda e calendário?

Comente!