Google vai ajudar na construção de um novo sistema de cabos submarinos entre os EUA e Japão

Um consórcio de seis empresas internacionais anunciaram hoje um acordo para a construção de um novo sistema de cabos de fibra óptica submarinos que ligará os Estados Unidos e o Japão. A construção da nova infra-estrutura Trans-Pacific terá um valor estimado em US$300 milhões.

O novo sistema de cabo – chamado Unity – irá fornecer uma grande capacidade de internet banda larga com o objetivo de sustentar o crescimento sem precedentes de dados e tráfego de Internet entre a Ásia e os Estados Unidos. A Unity deve elevar a capacidade da Trans-Pacific em cerca de 20 por cento, com a possibilidade de adicionar até 7,68 Terabits por segundo (Tbps) de banda larga em todo o Pacífico.


O consórcio Unity é um esforço em conjunto da Bharti Airtel, Global Transit, Google, KDDI Corporation, Pacnet e SingTel. O nome Unity foi escolhido para significar um novo tipo de consórcio, nascido entre sistemas potencialmente concorrentes, a emergir como um sistema dentro de um sistema, oferecendo propriedade e gestão individual de cada fibra pares.

Serão 10.000 quilômetros (km) de cabo na nova Trans-Pacific e irá fornecer conectividade entre Chikura, localizado perto da costa de Tóquio, para Los Angeles e outros pontos da costa norte-americana. Em Chikura, Unity será ligada a outros sistemas de cabo, reforçando a conectividade na Ásia.

A construção será iniciada imediatamente, mas deverá ficar pronta no primeiro trimestre de 2010.

Comente!