Descubra a história do logotipo do Google

18
6607

UPDATE: Setembro de 2015 – Google renova seu logotipo

 


A noticia abaixo é de 2008, se você procura pelo novissímo logotipo google, veja Google renova seu logotipo

 

A Wired publicou hoje um artigo sobre o design do logotipo do Google e suas intenções.

Ruth Kedar, que trabalha com designer gráfico, contou suas intenções que levaram a desenhar com cores primárias e fonte Catull a marca Google. Kedar foi uma amiga mútua dos co-fundadores, Larry Page e Sergey Brin, quando se conheceram na Universidade de Stanford, onde ela trabalhava como professora assistente.

No processo, Ruth utilizava uma grande quantidade de símbolos: a partir de um padrão que sugere o infinito e simbolizam o poder da pesquisa para transgredir culturas, a partir de um mero jogo de lupa. “Ao tirar a lupa, Kedar notou que o logotipo poderia significar que o Google poderia ser muito mais do que apenas um mecanismo de pesquisa. Ao jogar com os ângulos e as cores das letras, ela tentou deixar claro que o Google não é uma corporação quadrada”, escreve a revista.

Ruth Kedar explicou a escolha da fonte Catull porque “possui elementos de escrita e instrumentos tradicionais, como a quill e os chisel com um toque moderno. Busca, por natureza, é uma atividade que exige que nós tenhamos uma visão para o passado. Portanto os laços históricos da fonte Catull pareceu apropriado, fazendo uma ponte entre o velho e o novo, em comparação ao mundo analógico e a emergente era digital”.

Antes de seguir com uma arte profissional, o Google utilizava um logo criado pelo próprio Sergey Brin no GIMP.

“Ao trabalhar um dia com um programa gráfico chamado GIMP, Sergey criou um logotipo com letras coloridas e um ponto de exclamação no final, que imitava o Yahoo!. Ele parecia muito orgulhoso do novo logotipo, que era composto de letras maiúsculas e cores primárias. Não estava na aparencia o significado do logo. Ele estava satisfeito com o que havia feito usando o GIMP, software livre que é complicado para trabalhar”, escreveu David A. Vise no livro A História do Google.

Clique aqui para visualizar alguns rascunhos criados Ruth Kedar para o Google.

Via: Google Operating System

Atualização 01/09/15:

Novo Logo

O Google anunciou que seu logotipo se torna parte de uma nova família, que inclui os pontos do Google e o ícone “G”.

“Hoje apresentamos uma nova linguagem visual que reflete essa realidade e que te mostra quando a mágia do Google está trabalhando por você, mesmo nas mais pequenas telas. Como você vai ver, nós colocamos o logo e a marca do Google, que foram originalmente desenhados para uma página de desktop, e os atualizamos para um mundo em que a computação acontece de forma imperceptível, através de um número infinito de dispositivos e de diferentes formas de interação (seja toque, teclado ou voz)”, explicaram Tamar Yehoshua, VP de Gerência de Produto, e Bobby Nath, diretor de Experiência do Usuário.

18 COMENTÁRIOS

  1. […] sugere o infinito e simbolizam o poder da pesquisa para transgredir culturas, a partir de um mero jogo de lupa. “Ao tirar a lupa, Kedar notou que o logotipo poderia significar que o Google poderia […]

  2. […] sugere o infinito e simbolizam o poder da pesquisa para transgredir culturas, a partir de um mero jogo de lupa. “Ao tirar a lupa, Kedar notou que o logotipo poderia significar que o Google poderia […]

  3. Vejam, eu nao estou questionando a eficiencia das novas tecnologias. O Google sempre foi e sempre sera o melhor site de buscas. No meu tempo era e hoje ainda eh assim.

    Mas, o problema eh que eu estou em tratamento psicologico e fico agoniada quando eu vou no site do Google e vejo o logo diferente daquele que eu conheço.

    Tudo bem que as mudanças sao necessarias, Ok, somos resistentes as mudanças realmente, mas para essas mudanças acontecerem precisam ser gradativas porque o desconforto eh real.

    Eu sou uma mulher programada. Eu gosto daquele design ali, aqueles logos amigaveis que eu conheço. Quando os logos mudam eu fico desesperada.

    Para mim pouco me importa para onde vai os lucros dos cliques, para mim tanto faz, eu nao sou empresaria.

    O que eu quero eh pelo menos ver o logo que eu estou habituada.

    Para mim as coisas sao assim. Microsoft para mim sempre sera a melhor em termos de sistema operacional para minhas necessidades. Agora, sites de buscas, para mim, tem que ser Google porque eh o que eu estou acostumada.

    Pouco me importa quem esta por tras, se sao bandidos, se sao corruptos, etc…

    Eu quero eh o banner que eu conheço pra fazer minhas pesquisas como sempre fiz.

    Esse mundo/sistema eh das trevas mesmo, eh injusto mesmo e o dinheiro sempre vai para eles mesmo e eu sou conformada com isso. Eu trabalho muito bem isso dentro de mim.

    O que eu quero eh pelo menos as logomarcas serem amigaveis, com daquele jeito classico.

    Se sao coloridos, se nao sao, para mim pouco interessa.

    Eu quero eh o site de busca funcionando com eficiencia. E a Google eh a melhor sim, mas q questao grafica pode conspirar contra.

    Um detalhe idiota realmente. Pode parecer frescura, mas pessoas que estao em tratamento regressivo, voltando no tempo, ressuscitadas de um sono profundo, enfim, essas pessoas vao procurar as coisas que conhecem, inclusive os logo.

    Eu acho assim, se a Google quer inovar, legal. Mas, tem que ser como a Microsoft nesse aspecto.

    A Microsoft quando começa as mudanças de seus produtos, aprimoram, mas nao mudam tao radicalmente a ponto das pessoas acharem tao diferente e rejeitarem o programa.

    Eles aprimoram, mas as coisas ficam no mesmo lugar. Tipo, com todas as inovaçoes, o botao iniciar do sistema Windows sempre se mantem no mesmo lugar.

    Mesmo se formos para o futuro que querem abolir teclados e mouses e querem teclar com o dedo na tela. Mesmo nesse futuro tecnologico, eu acredito que a Microsoft vai colocar o botao iniciar no mesmo lugar, os programas no mesmo lugar seguindo o padrao do Windows 1995.

    Porque o Windows 1995 apesar de ter surgido em 1995 visava consertar a desgraça que poderia ocorrer naquele ano do eclipse.

    SE nao fosse a Microsoft mantendo ainda aquela estrutura conhecida das coisas que dao conforto as pessoas, nao existiria mais nada.

    Porque ate os grandes genios, os mais criativos, iriam estranhar esses novos programas diferentes.

    Ate para mudanças precisa haver planejamento e programaçao porque nao existe coisa pior do que a sensaçao de desconforto, de coisa desconhecida, isso eh ruim para qualquer pessoa que eh realmente ser humana.

  4. É só falar em GIMP que as pessoas torcem o nariz. O Google podia ajudar com o desenvolvimento do GIMP né? :/

  5. Jesus Cristo… o que eh esse post da Simone L. F. Guimaraes!! Acredito que uma internaçao poderia ajuda-la!!!

Comente!