Social Graph API: descubra como funciona esta revolução social

0
229

A web pública é composta de páginas vinculadas que representam ambos documentos e pessoas. A pesquisa Google ajuda a tornar esta informação mais acessível e útil. Informações públicas sobre conexões entre as pessoas é realmente útil – como um usuário, você pode querer ver quem mais estiver ligado, e como desenvolvedor de aplicações sociais, você pode fornecer melhores recursos para seus usuários.

Social Graph API torna públicas as informações sobre as ligações entre as pessoas na Web, expressa pelas marcações XFN e FOAF e outros, facilmente acessíveis e úteis para os desenvolvedores.

Como é que a Social Graph API localiza estas ligações?


Social Graph API verifica dois tipos de conexões públicas:

1. Ao verificar todas as URLs públicas que pertencem a você e estão interligadas. Por exemplo: seu blog (a1), a sua página LiveJournal (a2), e sua conta no Twitter (a3).
2. Verifica também conexões públicas entre as pessoas. Por exemplo, a1 pode possuir um link para o blog b enquanto a1 e c apresentam link para cada um.


Este índice de conexões permite que desenvolvedores possam construir muitas aplicações, incluindo a capacidade de ajudar os usuários a conectar-se aos seus amigos mais facilmente. Por exemplo, na imagem abaixo, Brad adeririu ao Twitter mas não tem amigos na mesma. Usando a Social Graph AP, o Twitter poderia proporcionar uma maneira de descobrir que sua amiga Jane também está na Twitter.

Veja como: Brad tem um link para sua homepage (b3) em seu perfil no Twitter (b1) e também a partir de sua homepage (b3) LiveJournal para o seu blog, Bradfitz (b2). No LiveJournal, Brad tem amigos com Jane274 (j2), mas Brad não sabe que Jane274 (j2) também tem um perfil Twitter (j1). Com as informações indexadas pelo Social Graph API, Brad e Jane já teriam declarado publicamente uma amizade no LiveJournal, e também permitira a Brad adicionar Jane (j1), no Twitter também.

Fonte: Social Graph API

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA salvação seria Yahoo!?
Próximo artigoGoogle Urchin Web Analytics Software está disponível para download
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

Comente!