O blog francês Zorgloob divulgou ontem uma grande idéia desenvolvida na França, que poderia ser copiada no Brasil. Segundo o “post”, o site Geo Garage.com fez um mash-up chamado Cassini, no qual “colou” mapas franceses antigos aos mapas atuais daquele país.
Os franceses são famosos por preservar a educação e a cultura e isto faz com que o turismo cultural e a tecnologia sejam dois dos mais importantes itens de sua pauta de exportações.
O mash-up feito na França poderia ser feito também no Brasil, principalmente agora, que comemoramos 200 anos de abertura de nossos portos às nações amigas. Afinal, a Internet serve é para isto: para divulgarmos educação e cultura. Sugiro então aos historiadores, que possuem estes mapas, fazerem o mesmo que os franceses. Afinal, a plataforma admite, não apenas a anexação dos mapas, mas também de informações em texto, fotografias, filmes etc, além de integração com o Google Earth. Imaginem só o ótimo material, que teríamos para os nossos estudantes.
Esta seria uma tarefa de custo quase zero, que poderia ser facilmente assumida pelo Ministério da Educação ou pelo Ministério da Cultura. Afinal, a Biblioteca Nacional deve ter um amplo material, que poderia ser facilmente adicionado e colocado à disposição da população. Estou certo de que, se o Governo pedir ajuda, a Google ajuda a montar o mash-up e a introduzir as informações no site.
Boas idéias devem ser copiadas.
2 comments
Boa idéia, mas não deve-se esquecer de dar crédito ao autor original da idéia!
[]’s
é…ahaam tá