Iniciado na última quinta-feira, o leilão da banda de 700 Mhz ainda não foi definida até a sessão de ontem (terça-feira). A faixa de espectro, que mais atenção tem despertado da imprensa americana é a do Bloco C, para os 50 estados. Para que os nossos leitores possam entender como se dá este leilão, apresento agora um questionário, com as principais informações.
- Como está sendo feito este leilão?
Ele está sendo feito em rodadas, para as quais as quais os licitantes, previamente inscritos, oferecem lanços. Para cada rodada há um lance mínimo. Atingido aquele mínimo, passa-se a uma nova rodada, com valores mínimos superiores. Hoje, o Bloco C teve a 13ª rodada, com valor de USD$ 4.294.397.000,00. Já está ocorrendo a 14ª rodada, com valor mínimo de USD$ 4.865.795.000,00.
- Qual o valor mínimo da licença para o bloco C?
USD$ 4,6 bilhões.
- Quando deverá haver o resultado final do leilão?
Não há uma previsão exata. Alguns acreditam que poderá terminar hoje. Outros, que poderá terminar somente em março.
- O que acontecerá se ninguém oferecer o valor mínimo?
Se isto acontecer, o FCC deverá refazer as regras e fazer outro leilão em data posterior. Mas este valor mínimo pode ser atingido na 14ª rodada, ainda hoje.
- A Google não disse que estaria disposta a ofertar o valor mínimo? Por que ainda não o fez?
Primeiro porque ainda não é possível e, segundo porque muitos analistas acreditam que ela não deseja realmente este espectro, mas apenas garantir que alguma grande operadora a adquirá dentro das regras atuais, quais sejam, o fornecimento de serviços móveis com padrões abertos.
- Eu posso acompanhar as rodadas do leilão?
Sim. Pelo site do FCC.
- Quem está disputando esta faixa de espectro?
Na imprensa norte-americana, ninguém pode afirmar com certeza. Isto tem uma razão legal: o edital da licitação prescreve que os lanços serão ofertados em segredo, em que pese os valores serem público. As regras são tão rígidas que, se um licitante declarar lanço, será desclassificado. A imprensa norte-americana especula que três sejam os licitantes no páreo: AT&T, Verizon e Google. Entretanto, ninguém afirma isso, porque não pode confirmar a informação.
- Quem deverá ganhar esta faixa de espectro?
As maiores apostas são em favor de AT&T (por ser a maior empresa de telefonia móvel dos EUA) e Verizon. Segundo alguns, estas empresas usariam as redes para telefonia 4G, ainda não existente nos EUA (e com padrões abertos – Android, por exemplo). Há quem diga que Verizon é quem mais precisaria deste espectro e que a Google estaria participando apenas para obrigar uma das duas a adquirir as licenças dentro dos padrões hoje estabelecidos, situação em que ela já sairia ganhando com a manutenção das regras, pelas quais ela tanto lutou, sem ter que ela mesmo que se tornar uma operadora. Nós já abordamos isso aqui.
- Se a Google não comprar esta licença, acabaram-se todas as chances de ela ter sua própria rede móvel?
As notícias divulgadas até recentemente diziam que sim. Entretanto, ontem foi publicado pelo The Wall Street Journal que a Sprint/Nextel estaria interessada em procurar Google, Intel e ClearWire, para juntos construírem uma rede WiMax, usando licença de propriedade da própria Sprint. Isto poderia ser um grande negócio para a Google, porque não gastaria com a compra da licença, definiria o padrão aberto para o uso e não teria o ônus de ser ela mesma uma operadora de telefonia, serviço que seria feito pela Sprint. Isto também não está confirmado, mas pode ser que já existam conversas entre Google e Sprint, visto que recentemente falou-se em compra da segunda pela primeira.
4 comments
estava esperando uma noticia relacioanda a isso :P
Estamos tentando informar, no limite do possível. O problema é que nem mesmo a imprensa norte-americana tem notícias confiáveis, neste momento, em razão da rigidez das regras do leilão. Neste momento, está ocorrendo a 15ª rodada, que termina em aproximadamente 30 minutos.
Abraços,
Rômulo
Veja análise, que acaba de sair na imprensa norte americana sobre as possibilidades de resultados do leilão:
http://searchmobilecomputing.techtarget.com/news/article/0,289142,sid40_gci1296753,00.html
Vale à pena ler.
Valeu pela dica, uma pena eu nao saber inglês. heheheu :P