DocList Uploader: uma preparação para o GDrive ou apenas mas uma arma contra o MS Office?

DocList Uploader - foto

Discretamente, a Google lançou ontem em seu Data API Blog um programa bem pequeno (e aparentemente pouco importante) chamado DocList Uploader. Eu logo interpretei que seria uma ferramenta para baixar arquivos do HD para o Google Docs e estava disposto a comunicar isto a vocês. Tal não foi a minha decepção quando não consegui fazê-lo. Acabei por chegar à conclusão de que se tratava apenas uma ferramenta para facilitar o upload de documentos do Google Docs para o HD.
Hoje, fiquei muito feliz ao ler um “post” publicado pelo Bruno Soares, no Undergoogle (a quem agradeço pela dica), no qual ele relata ter conseguido fazer download de documentos do HD para o Google Docs e mostrou o caminho. Não me espanto por não ter conseguido ontem, porque sou uma nulidade em tudo relacionado a programação. Não o repetirei, porque você poderão fazê-lo, seguindo as instruções do próprio Bruno. Consegui, finalmente, fazer download de arquivos .doc, .ppt, .pps, .txt, .html e .xls. Não consegui copiar uma pasta com mais de um arquivo, vídeos ou fotos, ou seja, ainda não dá para enviar grandes quantidades de dados de uma única vez, ou arquivos pesados, mas, certamente, a Google está se preparando para receber o conteúdo de todos os HD’s do mundo.
O anúncio discreto do lançamento da ferramenta teve o objetivo provável de evitar uma torrente de dowloads de documentos, que poderiam comprometer a rede da empresa. Se os usuários forem conhecendo e usando o produto aos poucos, a Google poderá se preparar com mais vagar para o aumento do fluxo de trabalho.
Diante desta ferramenta, fiquei pensando, esta não seria uma prévia do GDrive, ou mesmo uma opção a ele?
Duas são as situações:


  1. poderia ter a gigante de Mountain View ter desistido de apresentar uma ferramenta de arquivo morto, em função das dificuldades de remuneração do serviço já mencionadas no “post” O lançamento do MacBook Air poderia obrigar a Google a, finalmente, disponibilizar o GDrive? e, lançando o DocList Uploader daria ao usuário a possibilidade de manter todo o conteúdo de seu HD na Web, mas não em arquivo morto, mas no próprio Google Docs. Você diria que a ferramenta não aceita vários tipos de arquivos, mas isto é questão de evolução estas funcionalidades poderiam vir em alguns meses;
  2. em outra situação, poderia já ter a Google decidido lançar o GDrive, permitindo o arquivamento de todo o HD em diretórios, como há muito reclamado pelos usuários e estaria usando o DocList Uploader para fazer uma experiência de uso da rede para download intensivo de dados do HD e, ao mesmo tempo, atender aos usuários corporativos, que querem migrar os dados do MS Office para a plataforma Google.

Em qualquer situação, há aqui um grande motivo de preocupação para a Microsoft, porque esta ferramenta acirra o processo de concorrência entre Google Docs e MS Office.

6 Replies to “DocList Uploader: uma preparação para o GDrive ou apenas mas uma arma contra o MS Office?

  1. Agradeço a menção e o link.

    Rômulo, esta ferramenta me parece algo experimental do Google: realmente me espantou desenvolverem algo apenas para Windows, com alguns bugs, e que ainda exige a .NET Framework (que não é pequena).

    Mas, claro, torço para que a integração do Docs com o desktop seja cada vez maior. Já pensou um plugin pra Word ou OpenOffice? Ou quem sabe (acho que estou pedindo demais) um GOffice?

    Abraços!

  2. Há amigos meus que dizem que o Google já tem em faze beta seu G-Drive, na verdade, seria ADrive.
    http://www.adrive.com e realmente se for verdade, ela começou bem, pois é uma ferramenta fabulosa!

    Abraços.

  3. Elder,

    Muito obrigado pelo comentário. Eu não conhecia o ADrive. Vou experimentá-lo. Afinal, 50 Gb gratuitamente, não é qualquer coisa. Nada há, entretanto, que demonstre ser uma empresa Google. Esta empresa é sediada em Emeryville, na Califórnia.

    De qualquer forma, é uma ótima dica.

    Abraços,

    Rômulo

  4. Bruno,
    Você tem razão quando afirma que este produto ainda é muito dependente da MS. Entretanto, fiquei pensando se não era esta a condição tecnológica encontrada pelos engenheiros para conseguir fazer as migrações. Devemos nos lembrar que o código .doc é proprietário e a Google precisa rapidamente conseguir fazer as migrações, para atender ao crescente número de usuários corporativos, que aderem à sua plataforma.
    Nunca havia pensado sobre um plugin para Word ou OpenOffice. Acho uma grande idéia.
    Quanto ao GOffice, eu não tenho dúvidas de que ele já está em construção (Google Docs, GMail, Calendar etc), mas está incompleto. Já há alguns meses estou pensando em escrever sobre isso, mas tenho adiado o projeto.

Comente!