Busca deixa de ser o recurso principal do Google Desktop

O título do post pode parecer estranho mas é o que realmente aconteceu: Google Desktop abandonou como padrão a busca de arquivos no computador para dar ênfase aos Google Gadgets que podem ser instalados na sidebar do produto.

Google Desktop agora adiciona por padrão a barra lateral com gadgets, mas o recurso de pesquisa é limitada a nomes de arquivos. Para fazer a busca abranger o conteúdo completo de seus arquivos, ative a opção “pesquisa avançada”.


Este é um estranho avanço para o produto Google Desktop na qual foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma “pesquisa avançada” localmente no computador, agora este “avanço” está desabilitado por padrão.

Fonte: Google Operating System

6 Replies to “Busca deixa de ser o recurso principal do Google Desktop

  1. “Este é um estranho avanço”…
    Renê, eu não sei se é muito saudosismo meu, mas eu tenho saudade da primeira versão do Google Desktop! Aquele que só tinha busca mesmo! Achava realmente muito útil para o PC e um programa que não pesava tanto o Windows. Procurei ele, inclusive, há um tempo atrás e não encontrei as versões mais antigas mais para download.
    Eu adoro os gadgets, sem dúvida! Mas prefiro deixá-los somente no iGoogle mesmo. Assim não interferem tanto no desempenho da máquina.
    Não seria hora do Google perceber dois públicos distintos e voltar atenções separadas para cada um deles?

  2. O meu palpite é que eles tiraram por que era muito pesado. Consumia muita memória manter um índice de todos os arquivos.
    Como a opção era padrão tinha gente que instalava, ficava tudo lento e não gostava do produto, logo…
    hehehe

    Abraço!

  3. Ivan,

    Vale lembrar que o recurso ainda está disponível… mas desativado por padrão. Para continuar utilizando é preciso ativa-lo.

    Ainda sim, mesmo deixando a máquina lenta, foi uma atitude estranha para um produto que nasceu com este foco.

  4. Eu acho que o Google tá detonando os produtos pra testar se ainda tem nerd que continua baixando. É sem cabimento, uma coisa dessas.
    Primeiro ele coloca o GTalk pra escanteio e fica atualizando a porqueira on-line, agora isso.

    Eu uso a porcaria do GDesktop só por nerdisse mesmo, mas a barra lateral é desabilitada desde o primeiro dia. Pra falar a verdade, eu nem preciso do GD, minhas pastas são organizadas o suficiente pra eu encontrar tudo o que quero. O problema acontece quando não nos lembramos onde deixamos. Mas agora, depois dessa, eu acho que vou procurar outras opções de busca, Yahoo talvez, ou o Copernic (que é muito bom). Eu até já usei o Copernic, deixei-o pra usar o GD, só porque gosto do Google. Mas às vezes é muita forçação (essa palavra ficou estranha. será que t á certa?) de barra ficar insistindo só em uma empresa.

Comente!