AOL anuncia o fim do Netscape

9
264

AOL anunciou hoje que irá descontinuar o desenvolvimento do navegador Netscape em 2008. Segundo a empresa, patches de segurança continuarão a ser liberados para a versão atual do navegador, o Netscape Navigator 9 até 1 de fevereiro de 2008. Após esta data, não haverá mais suporte ativo para o navegador, ou qualquer outra versão anterior do Netscape Navigator. Isso inclui Netscape v1-v4.x, Netscape v6, v7 Netscape Suite, Netscape Browser v8, eo Netscape Navigator / Messenger 9.

“Apesar de grupos internos na AOL terem investido uma grande quantidade de tempo e energia na tentativa de reviver o Netscape Navigator, estes esforços não foram bem sucedidos em ganhar espaço no mercado do Internet Explorer da Microsoft. Recentemente, o apoio para o navegador Netscape foi limitado a poucos engenheiros com o objetivo de criar uma versão do Firefox com algumas extensões” informou o comunicado oficial.


Eu uso Netscape. O que devo fazer?
A equipe do Netscape recomenda publicamente que você faça o download Mozilla Firefox para continuar apreciando as qualidades do navegador Netscape.

Posso continuar usando o Netscape?
Em breve será possível fazer download de versões antigas do Netscape Netscape. No entanto, estes produtos não são mais suportados e não receberão mais atualizações. A recomendação da AOL neste caso é baixar o Mozilla Firefox e acrescentar o tema e as extensões do Netscape que estão disponíveis neste link:

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/user/56836

Será este o fim do Netscape?
A AOL promete manter o Netscape.com (http://www.netscape.com) com um portal Internet mesmo com a descontinuação do navegador em fevereiro de 2008. Por outro lado, o navegador Mozilla Firefox é a alma renovada do Netscape, o que não torna esta despedida triste para os fãs.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorVocê já ouviu falar em Femtocell?
Próximo artigoAntes do Google havia o BackRub
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu gostaria de entender por que a AOL compra as empresas se não tem capacidade pra dar continuidade. Não é o primeiro produto descontinuado, e com certeza não vai ser o último. Zero pra eles.

  2. É o fim de uma era. O browser com que a WWW nasceu, um símbolo daquilo que não era engolido nos anos gordos da microsoft.

    AOL, e outras empresas americanas, um pouco como toda a américa, começam a sentir a crise económica.

  3. Sou PHD na história da Nestcape, usei desde a versão 3. A AOL só comprou pra fazer barganha com a Microsoft, pra não pagar pelo uso do IE no navegador deles (que tinha o IE por baixo, lembram daqueles CDs virais da AOL? ).

    Assinaram um contrato longo com a Microsoft de uso for free e abandonaram a Netscape em seguida.

    Lembrando que a AOL recebeu uma grana violentíssima de indenização da Microsoft pelo processo que a Netscape já movia contra ela por monopólio, mas não investiu a indenização na Netscape, só usou uma pequena parte do dinheiro pra criar a Fundação Mozilla e demitiu os desenvolvedores que foram pra Fundação em sua maioria.

    A alma do Netscape clássico hj vive no Seamonkey. É só fazer o download e abrir o programa pra se sentir em casa. Os temas padrões são da época do Netscape 4 e 7, mas ele não parou no tempo e compartilha parte de seu código com o FF tb da Mozilla. A diferença é que o Sea é mais completo, é o famoso tudo em um e que possui um navegador com mais opções nativas que o “pelado” FF. A versão 2.0 chega em 2008 com o gerenciador de extensões nativo da nova plataforma de desenvolvimento e talvez traga o Places, como o FF3.

  4. Eduardo,

    Muito obrigado pelo comentário e indicação do SeaMonkey(antigo Mozilla Suite). Realmente é um produto que vale a pena ter instalado em seu computador.

  5. Eu ainda não percebo como é possivel ainda usarem o Internet Explorer o Netscape.

    O Firefox ainda percebo mas nenhum bate o Opera.

    Isso sim, é um excelente browser e inovador em tudo o que os outros browsers têm.

Comente!