Google Knol: compartilhe seu conhecimento

21
80


Segundo o blog oficial do Google, a empresa deve disponibilizar em breve um novo serviço chamado Google Knol onde as pessoas poderão compartilhar seus conhecimentos.

“Knol irá incluir uma forte comunidade de ferramentas. As pessoas terão a possibilidade de fazer comentários, perguntas, adicionar conteúdo, e assim por diante. Os usuários poderão avaliar um knol ou escrever uma revisão do mesmo. Knol incluirá também referências e links para informações adicionais. De acordo com o critério do autor, um knol poderá exibir anúncios. Se um autor optar por incluir anúncios, o Google fornecerá ao autor parte destas receitas substanciais provenientes dos anúncios.”


Clique aqui para visualizar uma screenshot do produto fornecida pelo Google em seu blog oficial.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle Answers pode ser relançado como Google Q&A
Próximo artigoJá é Natal em vários portais da Internet
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

21 COMENTÁRIOS

  1. É bem interessante. Mas será que o Google vem pra tentar competir com a Wikipedia? Não é algo trivial não heheh

    Wikipedia já tá muito consolidada.

    O jeito é esperar pra ver o que eles tão aprontando.

  2. a google sempre tem uma carta embaixo da manga :D
    se forem competir com a wikipedia, vai ser uma boa batalha de tecnologia =)
    e quem sai ganhando com isso? =DDDDDD

  3. “Realmente é “quase” uma Wikipédia mas “social”. Muito interessante mesmo!

    é a wikipédia seria o que?

    Não acho que seria vantagem para ninguém uma competição para ver quem seria o “melhor”.

    Cada um é o melhor em sua área.

    Publicidade no caso do google, e conteúdo no caso da wikipédia.
    Uma competição tenderia a descentralizar o conhecimento, haveriam dúvidas tais como:

    -Vou postar essa página no Knol ou na Wiki?
    -Onde que tem a informação mais “confiável” e “válida”?
    -Qual é o mais completo?

    A wikipédia conseguiu se consolidar e chegar no patamar de “a mais completa enciclopédia do mundo” sem quaisquer fundos senão as doações.

    Se o Google disponibilizasse as ferramentas criadas para o Knol à Wikipédia, com um simples “Supplied by Google” no canto da tela, sem qualquer Ad-sense, lucraria tanto quanto senão mais.

    Imaginem o potencial da Wikipédia se fosse patrocinada pela Google.
    *-*

  4. Divisor de aguas.

    Essa é minha aposta: knol veio para ficar e vai ocupar um grande espaço.

    A Wikipédia ocupa muitos espaços hoje, vejamos dois:
    1- fonte confiável de informação em áreas gerais (TI e medicina, por exemplo)
    2 – repositório de culturas de pequenos grupos.

    No primeiro item, eu posso querer saber mais sobre as camadas OSI, ou sobre o ENIAC. No segundo, eu quero construir uma enciclopédia geral em meu próprio idioma, Iorubá, por exemplo.

    No primeiro eu quero garantias que a informação esteja correta. Isso implica em controles, definição de origem, proteção contra alterações, etc.

    No segundo eu quero unir todos que falam Iorubá. Ou Nepali, Tatar, Scots, Divehi, etc. A lista é longa e a Wikipédia é um meio de preservar essas culturas. Em alguns casos poderá ser em ingles mesmo, mas uma cultura específica, como os fãs de Star Trek e outros grupos. Nesses casos, a Wikipedia cumpre seu papel: preservar a cultura.

    No primeiro caso ele não cumpre.

    Nada impede alguém de dizer que a camada OSI tem quatro nivel e são ar, fogo, ar e terra. Nada impede alguém de escrever qualquer coisa, certa ou errada, sem consequencias. Isso poderá ser corrigido, ou não. É impossível rastrear a fonte da informação ou autor. POdemos ver as alterações, mas isso pode se tornar um inferno.

    A informação da cultura Twi, do povo Twi, é uma ação democrática entre seus participantes. A informação sobre as camadas OSI não é.

    Resumindo o que creio já está claro, o Knol vai ser um divisor de aguas. Conhecimento não-democrático, eu pesquiso no Knol. Informações sobre minha comunidade, eu salvo no Wiki. Tem espaço para todos, mas espaços diferentes.
    Abraços.

  5. é interessante, principalmente se o alvo naum venha a competitir com a Wikipédia. E sim, leva para o lado pessoal de assuntos diversos como o q ocorre no Yahoo Respostas. É isso o q eu acho! E vcs?

  6. Tenho um livro que pesquisei e editei sobre Mesmer, Magnetismo e gostaria de me hospedar, COMO PROCEDER?
    Achei excelente a idéia da google, li na revista época, ainda mais que somente o autor poderá editar.

  7. Boa notícia!

    Já estava enjoado da Wikipédia. Estava na hora de alguém lançar algo melhor na rede, pois a Wikipédia é ruim para tanto para quem edita, pois sempre tem que ficar vigiando o artigo, pois qualquer um vai poder colocar qualquer besteira em quelquer instante, e para quem pesquisa, pois algumas vezes acham artigos razoáveis e outras vezes os mesmo artigos já vandalizados.

    O esquema da Wikipédia já se tornou cansativo. Pena que o Google demorou tanto para lançar essa nova enciclopédia. De qualquer forma desejo sucesso ao KNOL.

  8. Outra coisa. A Wikipédia está cheio de erros. Não concordo com as idéias de quem disse que o Google tem que apoiar a Wikipédia. O sistema da Wikipédia é mal feito e gera atritos entre usuários e entre o pessoal da administração (que são bem amadores por sinal). O Google tem é que lançar um serviço aprimorado e que não venha cometer os mesmos erros da Wikipédia, que muitas vezes chegam a ser infantis. Além do mais acho que não somente o Google, mas também outras empresas devessem lançar novas enciclopédias gratuitas na rede. Esse monopólio da Wikipédia faz mal para a cultura brasileira.

    Sucesso ao Google e sucesso ao KNOL.

  9. A ideia é fantástica, sobretudo porque a alternativa é muito fraca. Tem muitos erros e imprecisões. Fiquei muito entusiasmada e com vontade de participar no knol, de colaborar convosco com conteúdos.
    Mas só ainda não percebi muito bem se qualquer pessoa, desde que tenha uma formação específica (por ex. eu sou geógrafa), pode participar com conteúdos? Como irá funcionar? E a questão da publicidade, de um autor poder optar por incluir anúncios e receber parte das receitas daí provenientes?

  10. Tenho notado que a Wikipédia é um repositório, obviamente parcial de erros – nada é somente bom e o bom é inimigo do óptimo.
    A assinatura dos artigos numa nova enciclopédia online, responsabilizará os seus autores de eventuais erros dolosos ou até cometidos por negligência.
    De qualquer modo, impõe-se que o Google tenha ao seu dispor um serviço de filtragem que reuna em cada língua pessoas com cultura enciclopédica – sei que vivemos numa época de especialização desumanizante…
    Pessoalmente, tenho um site – http://www.homeoesp.org – onde primei ou procurei primar pela competência, evitando assim cometer os erros que assolam a net da actualidade. Se o Google o fizer, teremos certamente um instrumento de trabalho e pesquisa que não irá padecer das “patologias erróneas e verborreicas” de um meio de comunicação que não está a cumprir na íntegra os objectivos para que foi concebido – verbi gratia, o “lixo” a que vos referis.
    Gostaria de saber como poderei colaborar no Knol. São múltiplas as áreas a que me dedico – Medicina, Direito, Filosofia, Religião e Espiritualidade, Astronomia, Música, Arte, em especial a pintura, Antropologia Cultural, Poesia, entre outras – “quem muitos burros toca, algum deixará para trás”, estou a sorrir…
    Obrigado

  11. é Wikipedia é Wikipedia mas google é google
    quer competir com tudo e com dotos esperar pra ver

Comente!