Recentemente reportamos aqui no Google Discovery o lançamento de um micro-computador de US$200 doláres nos Estados Unidos que é fabricado pela empresa Everex e possui um sugestivo nome de “gPC” e acompanha um sistema operacional ainda mais curioso: “gOS”. Você provavelmente já deve ter imaginado o significado desse “G”, não é mesmo? Infelizmente não é Google… é Green!
Apesar do atrativo nome gOS não ter ligações com o líder das buscas, o sistema operacional baseado no linux Ubuntu 7.10 permite fácil acesso aos aplicativos online do Google, Mozilla, OpenOffice, Facebook e Skype; e tem ganhando muito destaque na mídia internacional. Abaixo, reproduzimos algumas imagens do blog de Matt Cutts, funcionário do Google, na qual adquiriu um gPC e deve fazer uma analise em breve.
Everex gPC fechado em sua caixa verde(não podia ser outra cor, não é mesmo?)
Ao abri-la, é possível visualizar um flyer revelante em destaque.
Flyer: “Encontre seu novo sistema operacional, gOS”
Entre os acessórios estão: teclado, mouse, cabos, manuais e caixas de som.
Design simples e padrão de um micro-computador. Possui fácil acesso a USB, entrada de microfone e saída para fone de ouvido.
Nenhuma novidade na traseira também. Pelo que parece apenas a placa de dial-up é off-board.
Suas configurações:
1.5 GHz Via Technologies C7-D processor (com tecnologia especial que economiza energia)
Sistema Operacional gOS
DVD-ROM/CD-RW drive
512 MB DDR2 de memória(expansível até 2 GB)
10/100 Mbps Ethernet
80 GB de HD
A novidade e destaque do gPC está em seu sistema operacional apesar de seu visual agradável para um micro-computador de baixo custo. Segundo algumas informações, a Everex deve fazer frente a Dell entre aos micros personalizados.
2 comments
Eu to é interessado nas facilidades do GoS para aplicações do Google, tava querendo arruma-las para colocar aqui no meu Ubuntu.
O gPC, como pioneiro do Linux-OEM mais barato que uma licença de Windows Vista, é um importantissimo marco na historia dos computadores, e nao deve nunca ser esquecido. Espero mesmo que iniciativas como esta sejam seguidas por outros fabricantes, e que tenham mesmo muito sucesso.