Descubra o novo Orkut Sandbox! (exclusivo)

7
281

Para criar uma maior rivalidade com o Facebook e tornar as redes sociais ainda “mais sociais”, o Google desenvolveu uma plataforma chamada OpenSocial na qual permite aos desenvolvedores criarem aplicações tornando as redes de relacionamentos um ambiente altamente interativo e social.

O Orkut recentemente abriu um número limitado de vagas para que desenvolvedores possam dar inicio a criação de aplicativos para a plataforma, o blog Google Discovery obteve acesso irrestrito ao Orkut Sandbox e podermos analisar e testar as possíveis novidades que podem vir a serem implementadas no Orkut em breve.


Através do menu “aplications” é possível gerenciar e adicionar aplicações ao seu perfil, novas aplicações podem ser adicionadas acessando o diretório de aplicações pelo botão “Browse the application directory” ou mesmo inserindo o endereço de aplicações externas no campo correspondente.

No diretório de aplicações é possível encontrar atualmente 5 aplicações disponíveis para serem adicionada ao seu perfil, embora apenas a aplicação dos gatos randômicos esteja funcionando corretamente por enquanto.

Ao adicionar uma aplicação ao seu perfil, esta é inserida abaixo das informações pessoais como no exemplo acima. Não é possível por enquanto redimensiona-la ou mesmo move-la como no Facebook.

Todas as aplicações ativas são listadas no menu de navegação permitindo que o visitante possa visualizar uma aplicação separadamente.

As aplicações permitem criar maior interatividade entre os visitantes de um perfil, dependendo da aplicação utilizada, é possível jogar games online, brincar com elementos em flash, ouvir músicas no iLike e muito mais dependendo da customização do usuário. As aplicações sociais tendem a ser objetos virais dentro de uma rede social pois podem se espalhar com facilidade por milhares de perfis.

Esta é sem dúvida uma enorme estratégia do Google que com certeza irá abalar as estruturas do Facebook, sua abrangência e facilidade, além da parceria com +30 rede sociais(incluindo o gigante MySpace), torna o OpenSocial uma rede obrigatória para empresas e desenvolvedores.

Leia mais:  Orkut Sandbox: construa aplicativos sociais para o Orkut

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA revolução chegou por e-mail (segunda edição)
Próximo artigoVeja como ativar o Google Analytics Site Search
é bacharel em administração de empresas e fundador da FragaNet Networks - empresa especializada em comunicação digital e mídias sociais. Em seu portfólio estão projetos como: Google Discovery, TechCult, AutoBlog e Arquivo UFO. Também foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

7 COMENTÁRIOS

  1. Quanto tempo em média vocês levaram para serem aceitos?

    Fiz meu cadastro agora.

    Tô no aguardo…

  2. Obviamente, eu não seria aceito, pois se fosse para construir um desses aplicativos seria para visualizar notificações e envios de recados através de emails.

  3. naum consigo fazer o meu cadastro tenho que sair do orkut normal para fazer o cadas tro ou naum eh necessario???

  4. Italo.

    É necessário que você faça ou atualize o seu cadastro, o Orkut atualizou várias coisas por lá, então que for cadastrar recentemente vai ter um pouco de dificuldade é só ficar atento as perguntas.

    Valeu.

Comente!