Reina a paz entre Google e Verizon?

0
17

Verizon Wireless logoGoogle - LogoEm 03/10/2007, um post do Blog de Políticas Públicas da Google criticou publica e fortemente a Verizon, a maior empresa de telefonia móvel dos EUA. O texto citado afirma que, no mês de julho, as empresas de Internet conseguiram do FCC (agência reguladora americana de telecomunicações) que o leilão do espectro de 700 Mhz (o das TVs convencionais, que será devolvido e convertido em banda de telefonia móvel e Web) adotasse padrões abertos. Esta medida contraria interesses das grandes empresas de telefonia e atende a interesses das empresas de Internet, principalmente, Google, Microsoft e Yahoo!

Ainda segundo o post citado, a Verizon teria agido contra as normas legais do lobby norte-americano (nos EUA o lobby é uma profissão e uma atividade legais e regulamentadas, com regras rígidas de prática), com vistas a mudar esta regra.


Termina a Google por dizer que continuaria a estudar a possibilidade de vir a participar do leilão, que ocorrerá em 24/01/2008. De qualquer forma, saberemos se isto vai acontecer, em, aproximadamente, 16/11/2007, quando termina o prazo de inscrição para o seminário, que funciona como pré-seleção para o leilão de janeiro.

De qualquer forma, alguma coisa parece ter mudado na relação entre estas empresas. Afinal, nos últimos dias, vários jornais estão reportando conversas adiantadas entre elas, para que a Verizon adote o gPhone. Além disso, o Engadget, citando o The New York Times, disse que a Verizon teriam desistido de seu pedido, com vistas a obrigar a agencia reguladora americana de telecomunicações (FCC) a mudar as regras do leilão, para evitar os padrões abertos, o que, sem dúvida, agradaria à Google.

Parece fazer sentido.

Comente!