Estaria a Google testando no mercado consumidor o futuro Google OS?

gOs gif animadoO IDG Now publica hoje uma notícia, segundo a qual foi lançado no mercado norte-americano um computador de baixo custo (USD$ 200, no Wall Mart), chamado Everex gPC (g de Google, mesmo!), que usa como sistema operacional uma versão do Linux Ubuntu, não por acaso, chamado gOS.Além do gOS, o Everex gPC vem com os seguintes aplicativos: OpenOffice, software de fotos GIMP, player de DVD Xing e o software de música Rhythmbox.

Além disso, a interface do desktop inclui ícones para aplicações online do Google, como Documents e Spreadsheets, calendário, notícias e mapas. Também vêm instalados no computador o navegador Firefox, o software de mensagem instantânea Meebo e o sistema de VoIP Skype.


O Google Operating System, por sua vez, disse que anteriormente a Google já havia sido procurada por produtores de computadores interessados em distribuir equipamentos com a marca da gigante de Montain View, mas ela ainda não havia permitido. Parece que agora permitiu.

Recentemente, soubemos e contamos para você, que a Canonical, proprietária do Ubuntu, poderia ser vendida à Google. Será que este computador, com a interface mais próxima dos produtos Google não seria o primeiro teste de campo do novo produto?

Leia as notícias completas no IDG Now e no Google Operating System

UPDATE: Nathan Weinberg, do Inside Google, afirmou ter falado com a Everex, não tendo esta dito que o computador não é produzido pela Google, mas não confirmado e nem negado que o gOS ser um produto Google. Em verdade, a resposta foi muito evasiva, sendo possível ao interlocutor interpretar em ambos os sentidos. Este comportamento é comum no mundo empresarial dos Estados Unidos, principalmente quando empresas de capital aberto, como a Google, estejam envolvidas. Assim, concluímos que o gOS tanto pode ser um produto Google como não ser. Pode até ser e nunca ser lançado como tal, se esta versão não for bem aceita pelos consumidores. Teremos que aguardar os próximos lances.

14 Replies to “Estaria a Google testando no mercado consumidor o futuro Google OS?

  1. Com todo esse movimento da Google, às vezes eu me pergunto se ela própria não será uma Microsoft do futuro… Sou contra o monopolismo da Microsoft, como o de qualquer outra empresa. E da mesma forma que ao Google Search, Orkut, Google Earth, a participação de concorrentes é ótima, pois fazem as empresas trabalharem cada vez mais, um novo Sistema Operacional do Google não será ruim pra Microsoft/Apple, pelo contrário, eles só vão trabalhar mais pra ter sempre melhor qualidade.

    Resumindo, me parece que se houver mesmo essa nova opção de OS, o monopólio do Windows teria os dias contados. Claro que a Apple faz um trabalho e tanto, mas digamos que o Mac OS X é de “difício acesso”. Linux vem cada vez mais nos dando surpresas, e é de um empurrão do Google que falta pra esse OS decolar de vez, ao nível desses gigantes.

    Abraço, adoro o blog ;P

  2. É incrivel como a Google investe em várias aréas, buscas, videos, redes sociais e agora até em OS!

    Como o Augusto disse, a concorrencia é a ótima para o usuario, e uma concorrencia ao Windows vai ser melhor ainda.

    Espero que isso se confirme.

    Abraços e parabéns pelo blog.

  3. CALONICAL?

    Desde quando a Canonical virou Calonical?
    Dá uma lida no rodapé do ubuntu.com

  4. Tomara que seja do Google, vai ser importante para todos os amantes do Open Source que eles entrem nesse mercado.

    Bom que aumenta a disputa com a Microsoft.

  5. Cara como sempre, linux é o melhor O.S agora com o google divulgando mais uma distribuição fica melhor ainda.

  6. embora eu goste muito da google, e ainda mais do linux tenho medo, do google se tornar uma Microsoft da vida tambem se crescer ainda mais, e ficar pal a pal com a M$.
    Mas seria muito bom ter uma empresa de Nome e conhecida por qualquer um, inclusive quem não é amante da informática, Trazendo o nome LINUX nas costas.
    daqui a pouco os americanos fazem que nem fizeram com bill gates, obrigam ele a abrir parte do cod fonte e tambem nao monopolisar o poder na mão de um só kkkk

  7. Se a Google não desenvolver um OS que da suporte total e rode os jogos e programas que atualmente dominam o mercado operando em cima da plataforma linux vai começar falida. Muita gente ainda não mudou de vez pro linux justamente por falta de suporte para rodar programas e jogos que foram desenvolvidos com base na plataforma do Windows e essas empresas não mostraram nenhum interesse em fazer nada para o mercado do Linux. Por sua ver os emuladores que até hoje colocaram disponíveis ou são ineficazes ou cobrados pelos seus desenvolvedores. E mesmo assim o engine Linux não se mostra muito compatível com arquivos .exe emulados mesmo nas versões pagas.

Comente!