Google pode conectar Gmail Chat a outras redes de mensagens instantâneas

Após acelerar o contador de armazenamento, ganhar suporte a IMAP e uma nova versão com performance otimizada, o Gmail ainda pode surpreender com uma nova funcionalidade descoberta pelo Ionut do blog Google Operating System.

Segundo o blogueiro, ao analisar o código fonte da recente versão do Gmail 2.0, é possível encontrar vestígios de possíveis implementações de funcionalidades muito requisitadas pelos usuários do produto.


Entre as novidades que podem ser disponibilizadas a qualquer momento estão:

* marcadores coloridos

* descolar mensagens de uma conversação

* Jabber transports (este poderia ser usado para que as pessoas possam se conectar a redes de mensagens instantaneas como Yahoo, MSN, AIM). Atualmente é possível connectar o Google Talk com outras redes de mensagens instantâneas, mas você precisa utilizar um servidor de terceiros ou um outro cliente de mensagens instantâneas para configurar o transports. Ao possibilitar que as pessoas possam conectar a outras redes, que são mais populares que o Google Talk, isto permitiria que o comunicador de mensagens instantâneas do Google tornar-se mais útil.

Abaixo, parte do código extraido do JavaScript do Gmail:

Algo muito interessante é que o novo gerenciador de contatos do Gmail permite que você adicione nomes de usuários de diversas redes de mensagens instantâneas:

2 Replies to “Google pode conectar Gmail Chat a outras redes de mensagens instantâneas

  1. Acho que essa não seria uma BOA IDEIA, agora vao querer barrar o gmail nos “proxys” por ai =P

  2. Na verdade carlos, é possivel bloquear apenas o chat do gmail sem comprometer o serviço.

Comente!