Google abre suas redes sociais aos desenvolvedores externos

Orkut logoGoogle confirmou na tarde desta terça-feira, 30/10/2007, que abrirá suas plataformas de redes sociais (Orkut, iGoogle etc), para que terceiros venham a desenvolver aplicações aptas ao compartilhamento de fotos, música, vídeo e de outros interesses sociais, tais como a outras redes sociais, como Facebook e MySpace.

Este tipo de aplicativo é muito popular nos Estados Unidos, desde que o Facebook o adotou, há 5 meses passados e obteve o estrondoso sucesso de chegar a ter 50 milhões de usuários.


Agora, a Google vai copiar este modelo, sob o nome de OpenSocial (seria o Maka-Maka ou o SocialStream?)

A idéia é que os aplicativos de terceiros não sejam integrados apenas às redes sociais, mas também a todos os serviços Google (Maps, Earth, Blogger, GMail, Search, YouTube, Picasa, Groups etc).

Entre os primeiros participantes da rede social na OpenSocial, além do Orkut e de outros produtos Google, incluem sites como LinkedIn, hi5.com, Friendster e Ning, bem como os Web sites de softwares corporativos Salesforce.com e Oracle Corp.

Entre os desenvolvedores, que farão aplicativos para o novo serviço, encontram-se três dos principais fornecedores de aplicativos para o Facebook: Slide, RockYou e iLike.

Ainda nesta semana, serão dados maiores detalhes sobre esta nova estratégia.

Fonte: Mercury News.com com AP

Comente!