Google deverá anunciar a estratégia para o gPhone em 15 dias

4
28

GPhone

O IDG Now Brasil disse hoje, citando o Wall Street Journal, que, em duas semanas, a Google revelará sua estratégia para o mercado de telefonia celular.


Assim, é de se esperar que entre os dias 12 e 23/11/2007, ela anuncie softwares e serviços avançados que permitiriam aos fabricantes de celulares fornecer ao mercado “dispositivos Google” no meio de 2008.

Tudo indica que o chamado gPhone terá uma grande gama de serviços Google, que irá de mapas a redes sociais, passando por e-mail, buscas e vídeo.

Ainda segundo o IDG Now, várias operadoras são candidatas a distribuir e vender o gPhone, entre elas a T-Mobile, nos EUA e a Orange e a 3 UK, na Europa. Esta informação difere, entretanto, da publicada pelo Wall Street Journal, segundo a qual, quem estaria na frente desta corrida nos EUA, seriam a Verizon e a Sprint/Nextel. A versão do Journal parece mais consistente, porque fala-se que a Sprint está na mira das aquisições da Google, em que pese a Verizon esteja numa grande briga com a gigante de mídia da Califórnia, pelas regras do espectro de 700 Mhz. Por outro lado, a Verizon é a maior operadora de celulares dos Estados Unidos e, portanto, seria uma parceira melhor. Entretanto, nada impede que haja também um acordo com a T-Mobile nos Estados Unidos e até também com a Deutsche Telekom, sua matriz européia.

Afirma ainda o IDG que a característica mais radical do gPhone se constitui no plano da empresa de tornar os softwares móveis “abertos” na camada abaixo do sistema operacional, que controla aplicações e interage com o hardware. Isto permitirá, de um lado, a criação por terceiros, de aplicações para seus produtos celulares e, de outro, uma liberdade maior para os usuários, que tenderão a não mais ficar atrelados a uma única operadora.

Isto vai no sentido da política já defendida pela Google junto ao FCC (a Anatel deles) e pode sugerir um interesse deles em entrar no próprio mercado de telefonia celular.

Fontes: IDG Now e The Wall Street Journal

Leitura complementar:

Seria o gPhone a arma letal a derrotar o buscador que é “evil” no Grande Império de Mao?

Extra! Extra! Papai Noel vai trazer o gPhone!

Leilão do espectro de 700 Mhz pode permitir o lançamento do gPhone

Afinal, o Google Phone será um software ou um hardware? Será mesmo?

Google Telecom poderá ser criada em fevereiro de 2008

Google pode estar interessada no mercado de telefonia móvel

UPDATE em 31/10/2007: Reuters, Bloomberg e CNNMoney confirmam a informação de que a Verizon e a Spint/Nextel estariam em tratativas com a Google. Especula-se que também a Vodafone (Europa) também estaria.

4 COMENTÁRIOS

  1. Homero,
    Nós temos muita coisa publicada sobre o GPhone. Você poderá encontrar os textos, entrando em nossa página principal e pesquisando por GPhone no quadro
    Pesquise e Descubra
    Digite os termos da sua pesquisa

    Web Google Discovery
    Enviar formulário de pesquisa

    Nós continuaremos a publicar tudo o que sair sobre o gPhone. Para acompanhar, basta assinar o nosso feed (RSS).
    Abraços,
    Rômulo

Comente!