A pesquisa Google será em Flash? O site de testes sugere isto

1
47

SearchMash em Flash screan shot

Você conhece o site de testes de pesquisas da Google. Ele existe e se chama SearchMash. O Renê Fraga falou dele aqui em janeiro. O SearchMash tradicional é baseado em tecnologia Ajax.


Nesta semana, eles, como de costume, lançaram uma versão em Flash, que, como não poderia deixar de ser, tem uma boa melhoria em sua qualidade gráfica. A principal característica que notamos de diferente, é que quando passamos o mouse sobre o link de pesquisa e aparece, à direita da tela, um snap shot provido pela Snap.com, em Flash, com a imagem do site pesquisado.

Duas perguntas teimam em ser feitas:

  1. deseja a Google criar um site de pesquisas em Flash?
  2. por que?

Parece que deseja sim, ou, pelo menos, deseja testar a aceitação dos usuários finais quanto à tecnologia, para futuras atualizações de seu site principal.

Mas, qual seria a razão principal? Seria porque a Microsoft lançou o Tatifi, seu site de testes, baseado em Silverlight, o concorrente direto do Flash?

Tudo indica que sim.

Se compararmos unicamente o aspecto qualidade gráfica, é indubitável que o Tatifi bate de longe o SearchMach. Por outro lado, o Tatifi se mostrou muito lento. Assim, ambos ainda têm o que melhorar, cada um em seu quesito específico.

No que tange à qualidade das pesquisas, deixarei para vocês leitores a palavra final.

Sugiro também a vocês leitores, que comparem ambos os serviços da Google (SearchMash em tradicional em Ajax e o novo em Flash), para ver qual mais lhes agradam. Eu, particularmente, tenho minha preferência, mas prefiro que cada um dê a sua opinião.

Participem.

Fonte: TechCrunch

1 COMENTÁRIO

  1. Achei a versão em flash realmente melhor, apesar de eu não gostar de sites feitos inteiramente em flash pois a usabilidade não obedece à do sistema operacional (por exemplo a rolagem pelo mouse faz sempre algo inesperado).
    Seria legal se criassem um site como o em flash mas inteiramente em ajax.

Comente!