Vem aí uma nova camada do Google Earth: resposta rápida a desastres naturais

Google Earth - LogoNasa - logoEntre os inúmeros contratos existentes entre a Google e a NASA, acaba de ser firmado um, que terá um volume de dados, que poderá ser muito impactante. Será a futura camada Resposta a Desastres Naturais.

Quando concluído o projeto, será possível incorporar à nova camada do Google Earth imagens e dados do local de um terremoto, tsuname, furacão, enchente, erupção vulcânica, ou outro desastre natural, tão logo eles venham a ocorrer.


A importância disso seria muito grande, porque, sendo novas as imagens e dados, poderiam ajudar as equipes de resgate a salvar vidas e também a orientar as populações e governos de todo o mundo a se mobilizar para a ajuda humanitária.A fonte consultada não fala isto, mas poderíamos pensar que o serviço poderia ser integrado ao YouTube, para que imagens de TV e também de cinegrafistas amadores de todo o mundo fossem liberadas via Google Earth e ajudassem nos resgate das vítimas.

As organizações humanitárias poderiam ser integradas via blogs ao Google Earth e usar um sistema eletrônico de recolhimento de doações para as vítimas.

Também não dito pela fonte consultada, mas fruto de nossa extrapolação, este sistema poderia ser usado para observação de conflitos armados pelo mundo.

Para dirigir este programa, a Google contratou Ed Lu, veterano de três missões espaciais.

Fonte: San José Mercury News

4 Replies to “Vem aí uma nova camada do Google Earth: resposta rápida a desastres naturais

  1. “Quando concluído o projeto, será possível incorporar imagens e dados do local de um terremoto, tsuname, furacão, enchente, erupção vulcânica, ou outro desastre natural seriam disponibilizados em pouco tempo.”

    vc escreve mal… uaeheauheuehuehueheuhe

  2. Thiago,
    Desculpe-me pelo erro de redação. Eu não havia revisado o texto antes de publicar e, por isso mesmo, não havia notado o engano. Acabo de fazer o reparo.
    Muito obrigado.
    Abraços,
    Rômulo

Comente!