Orkut: como enfrentar Facebook e MySpace?

9
37


A Google é líder em quase todos os mercados, onde compete. Uma exceção é o Orkut, que garante liderança de mercado apenas no Brasil e na Índia, mas perde feio no mercado norte-americano, o mais rentável. A grande dificuldade dos sites de relacionamento é que as distâncias definidas pelos idiomas e outras características sócio-culturais são determinantes para o seu crescimento ou para a queda de sua audiência, visto que os grupos de amigos vão naturalmente formando redes de potenciais divulgadores e consumidores e que, quando perdem um dos membros, tendem a perder um grupo deles. Além disso, gera a tendência de levar estas redes a serem focadas em setores da sociedade, sendo difícil o produto que consegue atrair todas as camadas sociais ou todos os setores de interesse.

Esta é a razão, por exemplo, que no último ano, a MySpace era a líder de mercado e hoje ela perde em muito para a Facebook, mas que ninguém pode garantir que estas posições serão mantidas por muito tempo e quem será o líder em 2008.


Um dos grandes problemas que a Google enfrenta hoje é a perda de grandes engenheiros para a Facebook, sob o argumento de que, como ambiente de trabalho, se parece muito com a primeira, em seu início. Entretanto, segundo muitos especialistas, a maioria está mesmo é de olho em uma abertura de capital, que deverá ocorrer em breve. Até porque, segundo John Battelle, a Facebook não resistirá por muito tempo, sem uma boa injeção de capital. Há quem acredite que o IPO desta empresa capte algo em torno de USD$ 15 bilhões e quem tiver opções de compra de ações vá ficar muito rico. Daí a diáspora.

Outro problema, este comum ao Orkut e ao MySpace é o fato de ambas as plataformas ainda não estarem abertas a que desenvolvedores independentes construam aplicativos, que agregem funcionalidades novas aos produtos. Isto já é uma realidade no Facebook e tem sido um fator de grande crescimento de tráfego nesta rede social. O Orkut promete lançar isto em breve. É ver para crer. Quanto ao MySpace, terá, necessariamente, que seguir este caminho.

Apesar de tudo isso, ainda nada me tira da cabeça que a Google deve estar preparando algo além do Orkut, para sua plataforma de redes sociais. Já se falou em um agregador de redes sociais, que poderia ser o projeto Socialstream, sobre o qual há boatos, que estaria sendo feito por ela, em parceria com a Universidade Carnegie Mellon. Com efeito, se em produção um produto assim, o enfrentamento aos demais sites de relacionamento se daria em outro patamar e a Google atingiria a liderança do mercado em pouco tempo.

Entretanto, precisamos esperar para ver se isto é realmente possível.

  • Legal a matéria, Rômulo! Bem pontuado a questão dos APIS. Só queria lembrar que o Google não é líder de vários mercados não cara! Eles são líder em buscas… de resto, um abraço, é um aqui e outro ali só! Email, notícias, reader, fotos, orkut, vídeo (até comprar o YouTube), finance, groups… é uma lista imensa de produtos que às vezes nem entre os primeiros estão. Quanto às redes, o google parece ter tomado jeito em relação ao orkut ultimamente, né? de pouso em pouco ele vai ficando bem mais competitivo. Abração!

  • Rômulo

    Leon Santiago,
    Você tem razão. Pelo fato de a Google ser a líder de buscas, acabei por confundir as coisas. Desculpe-me. Quanto ao Orkut, acho que ainda não chegou ao ponto ideal. Terá que caminhar muito e somente chegará lá, quando realmente conseguir integrar redes sociais. Eles estão ainda muito atrasados neste campo, mas acredito que o próprio portfólio da Google ajudará neste processo e a abertura para que terceiros possam fazer aplicativos ajudará muito a este processo de crescimento, que, como disse no “post”, é sazonal.

  • Eduardo

    O jeito do google desbancar myspace e facebook: Nenhum…
    É só esperar os mesmos chegarem ao Brasil e esperar pelo estrago que os gafanhotos digitais podem fazer.
    O Myspace está preste a tombar.

  • Rômulo

    Eduardo,
    Acho que a questão não é derrubar, mas de competir.
    Como complementação, sugiro a leitura do “post” do Renê Fraga publicado hoje
    http://googlediscovery.com/2007/10/21/google-negocia-acordo-com-o-facebook/

  • quantos milhoes de usuarios tem o face book?
    ten uns gatos pingados lá de brasileiros e só, no myspace desde 2006 milhares, e agora com ele portugues vai desbancar rapidinho o rkut.
    sou usuario do myspace desde março de 2006 e quando entrei lá contava 77 milhoes de usuarios e atualmente esta beirando os 207 milhoes, onde que face book é melhor?eu me inscrevi lá e achei pior do que o orkut!!

  • Daniel

    Como enfrentar o Facebook? Tirando essa gentalhada que transformou o Orkut em um bordel de baixíssimo nível.

  • Daniela

    NÃO GOSTEI DO FACEBOOK. NÃO TEM NEM QUE CONTESTAR… ESSE PESSOAL TEM UMA MANIA DE ACHAR QUE TUDO QUE É AMERICANO É MELHOR.

  • Daniel

    como se o orkut fosse muito brasileiro, né?! vc acha que o google é de onde? do piauí???

  • saviomor

    Que eu saiba, Orkut ainda é popular no México também…

    Mas de boa: tanto Facebook como MySpace têm bem menos erros e falhas técnicas e "throlls" do que Orkut, além de serviços bastante superiores…

    Nenhum deles é perfeito, até porque, já seria mesmo querer demais, só que não é de hoje que um sem número de pessoas tem largado Orkut e migrado a Facebook ou MySpace…

    Orkut é mais útil, só não melhor, eu por exemplo uso bastante Orkut para divulgar meus trabalhos e localizar novos colegas de trabalho, por isso é que sou a favor de aumentarem o limite de Contatos ou acabarem de vez com ele!

    Agora, nem Facebook e nem MySpace são melhores do que Orkut em termos de Comunidades, o que é apenas um mísero e simples detalhe mesmo!

    E uma recente mudança feita em Orkut que não gostei foi o fato de ter deixado de ser privativo, o que quer dizer que tudo o que consta no sistema pode cair em qualquer site de busca, isso tem deixado muita gente exposta, será que foi uma boa idéia realmente essa "inovação"?