Google cresce no mercado chinês

Baidu - logoNo segundo trimestre, a Google China conseguiu aumentar em 4% a sua participação no mercado chinês, com relação ao primeiro trimestre de 2007, tendo ficado com 26,8%, segundo cálculos da consultoria Analysys Internacional. No final de abril de 2007, Baidu tinha 57% e Google 22,8%. Baidu subiu 1,1%, estando hoje com 58,1%.

Este maior crescimento de Google frente à Baidu é creditado aos investimentos recentemente feitos nos portais Sina.com e Tianya.co.


O mercado chinês é fundamental para o crescimento da Google na Ásia, porque é o maior mercado de Internet do mundo, depois dos EUA e o que mais cresce no mundo. Competir em igualdade de condições com a Baidu é fundamental para a gigante de Mountain View, porque as potencialidades de crescimento daquele mercado são imensas. Por estas razões, os investimentos naquela região não terminarão tão cedo.

A estratégia de se ligar a portais locais deve ser a tônica, não apenas na China, mas também em Taiwan (Yam.com) e Coréia (Daum Communications), porque as populações destes países preferem serviços locais. Assim, esperemos muitos negócios com empresas nesta região do globo nos próximos meses ou anos.

Fonte: Reuters/MSN Money

Comente!