Google Discovery no Yahoo! Brasil

11
446


Nesta última terça-feira(11/09) o Google Discovery foi convidado pelo Manoel Fernandes, “publisher” da revista Bites, a participar de um encontro descontraído na sede do Yahoo! em São Paulo com o presidente do Yahoo! Brasil, Guilherme Ribenboim, o Diretor de Produtos Fabio Bouchinhas e o Diretor de Marketing Agenor Castro.

Para participar do encontro, foram convidados os blogueiros Edney Souza do Interney, Meiobit, Manuel Netto do Tecnocracia, Lucia Freitas do Ladybug, Gabriel Tonobohn do Oitopassos, Alexandre Fugita do Techbits, Thiago Mobilon do Tecnoblog e os editores Renê Fraga e Samantha Azevedo do Google Discovery.


Logo de início, os diretores do Yahoo! Brasil demonstraram claramente um grande interesse na blogosfera, desde o seu comportamento natural de viralização aos grandes blogs formadores de opinião. O Yahoo! tentou insistentemente descobrir nos blogueiros presentes a necessidade por algum serviço ou produto que pudesse vir a ser criado e que pudesse contribuir no crescimento e divulgação dos mesmo.

Ao mesmo tempo, os blogueiros presentes foram transparentes ao revelar uma verdade: a busca do Yahoo! está defasada em relação ao Google. Quase 80% do tráfego gerado aos blogs atuais são provenientes do sistema de buscas do Google, enquanto o Yahoo! atualmente consegue suprir apenas 1% das referências. Segundo um funcionário do Yahoo!, o sistema de buscas é uma “caixa-preta”, a filial brasileira não tem poder de intervir mas apenas sugerir novas funcionalidades.

Outro grande produto questionado foi o Yahoo! Panama, um concorrente direto ao Google AdSense, mas segundo o presidente do Yahoo! Brasil ainda não há uma data prevista para lançamento no Brasil.

O Yahoo! Brasil ainda cometeu dois deslizes interessantes: em meio as discussões, houve um comentário por parte de um blogueiro sobre a nova interface do del.icio.us, segundo o presidente e seus diretores, eles não tinham conhecimento que o próprio Yahoo! estava planejando um upgrade no produto.

Um outro inesperado deslize ocorreu quando o blogueiro Edney Souza do Interney questionou os diretores do Yahoo! sobre o “Slurp”, e para a surpresa de todos os blogueiros, os diretores do Yahoo! desconheciam completamente o nome do próprio robô de indexação do Yahoo! Search. O presidente do Yahoo! Brasil em tom de brincadeira ainda questionou “vocês não vão publicar isto, não é?”.

Segundo todos os participantes, o encontro foi muito positivo para o Yahoo! e para a Blogosfera, o que pode trazer algumas novidades em relação a participação de blogueiros em eventos fechados para a Imprensa. Apesar das brincadeiras e deslizes, os simpáticos diretores do Yahoo! Brasil foram gentis e atenciosos durante todo o encontro; e o melhor, estão lendo tudo que nós escrevemos!

Toda equipe do Google Discovery agradece ao Manoel Fernandes da revista Bites pela grande oportunidade de poder participar e interagir com grandes empresas como Yahoo!. E claro, um agradecimento ao presidente do Yahoo! Guilherme Ribenboim, ao Diretor de Produtos Fabio Bouchinhas e o Diretor de Marketing Agenor Castro pelo convite do encontro.

Abaixo, algumas imagens do Yahoo! Brasil. Entre elas, uma interessantíssima.


Visão do 1º andar do escritório do Yahoo! Brasil


Recepção do 2º andar do escritório


Quadro interessante na sala de espera


Guardanapos e toalha de mesa personalizados


Copos com a logomarca do Yahoo!. Não…. o Del Valle ainda não é uma empresa do Yahoo!.


Discussões, sucos e muitas xícaras


Edney tenta demonstrar a blogosfera aos diretores do Yahoo!


Manoel Netto e Alexandre Fugita prestam a atenção na explicação de Edney


Lúcia Freitas registra os editores Renê Fraga e Samantha Azevedo do Google Discovery(provavelmente sairemos no blog LadybugBrazil)


Yahoo! Brindes! Faltou apenas um pen drive para completar a nossa alegria…


Faça como Yahoo! Brasil: “WindowsVista.com.br NÃO INSISTA!!”. Papel fixado em uma das baias no escritório.

11 COMENTÁRIOS

  1. Faltou um pen drive e quem sabe um daqueles teclados flexíveis né Renê? hehe

    O Yahoo! Brasil realmente não tem “poder” sobre a busca? Mas e o Yahoo! Cadê?
    Poderiam facilitar a busca de blogs nele…

    Sobre o “Slurp”, coitado! Mas também, com um nome desses né, nem os fundadores da Yahoo! Inc. devem conhecer. =)

    As fotos ficaram ótimas, só não vi foto sua aí.
    Estarei esperando o caderno do Yahoo! que você me enviará por Sedex (né?)… husauhsauhsa

    :D Abraços!

  2. Ainda bem que o meu deslize não foi pauta hahahaah. Quebrar o copo foi dose, ainda bem que a mesa não tinha nenhuma cobertura que pudesse manchar.

    Valeu, Rene. Nos encontramos na próxima.

    Abraço

  3. Yahoo! e os blogs…

    Ontem o Manoel Fernandes da revista Bites promoveu um encontro de alguns blogueiros de tecnologia com o pessoal do Yahoo! Brasil. Antes do evento alguns de nós confabulávamos sobre os motivos do encontro. Na verdade não existiu uma pauta definida, f…

  4. Willian,

    Precisamos de um post sobre o Slurp para ninguém nunca mais esquecer!! hehehe :D

    Bem que o Yahoo! poderia oferecer uns kits para a gente sortear aqui no blog não é?

    ————
    Manoel,

    Putz, nem se fala! hahaha :D

    Com certeza nos veremos nos próximos encontros! E pelo que parece… estão se tornando cada vez mais constantes o que é ótimo para nós!

    Abraços!

  5. Parabens Renê e tambem os outros participantes, ficamos todos felizes em saber que empresas de grande porte como Yahoo estão interessadas em ver o que temos a escrever.

    Forte abraço

Comente!