Apple é o maior obstáculo do iPhone no Brasil


Uma excelente matéria feita pelo Plantão Info, revela que Apple tem ignorado o assédio das operadoras brasileiras, que por sua vez estão “ansiosas para vender o iPhone no país”.

Segundo a revista online, as operadoras TIM, Vivo e a Claro, tentam fazer com que a empresa de Steve Jobs, a Apple, reveja o prazo de lançamento(2009) do iPhone no mercado brasileiro ao demonstrar o potencial anual de vendas de aparelhos celulares.


Todas as operadoras querem ser a primeira empresa a vender o iPhone no país. “Quem conseguir isso ganha de imediato uma imagem de sofisticação, de ter largado na frente ao vender um produto revolucionário”, afirma Dan Kirk, especialista em telecomunicações da consultoria Value Partners, em Londres.

Mas este não é o único motivo que atrai as operadoras, estatísticas recentes revelaram que o usuário do iPhone chega a gastar 40% mais do que um usuário de celular comum despertando o interesse das maiores operadoras de telefonia no aparelho.

Tanto a Telefónica na Espanha quanto a Telecom Italia incluíram em seu pacote de negociação na Europa um acordo para a América Latina – onde o Brasil é, disparado, o maior mercado. O mexicano Carlos Slim, dono da Claro, envolveu-se nas transações e teria se encontrado pessoalmente com Steve Jobs para tentar um acordo de exclusividade que incluísse o Brasil. Não houve, porém, segundo pessoas próximas à negociação, nenhum progresso.

A reportagem da Info Online ainda complementa ao argumentar que a Apple tem uma visão desanimadora do mercado brasileiro, visão que seria relacionada a fraca venda de produtos da empresa no Brasil. Segundo especialistas, o motivo é devido a inexistência de uma fábrica no país tornando os produtos reféns de uma pesada carga tributária. Outro motivo seria um erro cometido pela própria Apple ao tratar o mercado de celulares da mesma forma que o de computadores.

É estimado que já existam 2000 iPhones no Brasil apesar do desinteresse da Apple e Steve Jobs, tanto pelo uso da AT&T como operadora, ou através do uso do aparelho desbloqueado.

One Reply to “Apple é o maior obstáculo do iPhone no Brasil

Comente!