Aprenda a usar o “rel=nofollow” e evite ser punido pelo Google

32
3688


O Google está de olho em você…

Em seu blog, Matt Cutts – funcionário do Google, explicou que vender anúncios com links pagos ou escrever análises de produtos por dinheiro podem prejudicar o ranking do seu blog no sistema de buscas do Google, a menos que você utilize a tag “rel=nofollow” em seus links.


“Você quer meu links para tráfego.. ótimo.. mas não deixe que isto afete os sistemas de buscas.. por isso você deve usar a tag nofollow.. ou use um redirecionamento pelo robots.txt” disse Matt Cutts.

Para isso, o Google procura fazer um ótimo trabalho na detecção de links pagos. Links pagos afetam os sistemas de buscas(mesmo sendo apenas links ou analise paga) e podem fazer o Google perder a confiança em seu blog.

Quando os Googlebots lêem o atributo (rel=”nofollow”) em hyperlinks, o link para o website externo não recebem qualquer crédito nos resultados de buscas do Google ou no PageRank.

Exemplo de Caso:

Caso A: <a href=”www.carro-barato.com/”>Carro Barato</a>

Caso B: <a href=”www.roupas-novas.com/” rel=”nofollow”>Roupas Novas</a>

Se você tem um link como no Caso A em seu site, você está ajudando os sites-spam nos rankings do sistema de buscas do Google. Você poderá ser penalizado pelo Google por esta prática.

No Caso B, os sistemas de buscas irão ignorar completamente o link externo. Este é o modo correto que você fazer em caso de links pagos ou analise de produtos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle pune site com PageRank 7 por vender links pagos
Próximo artigoResumo da Semana #1
é pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela ESPM. Fundador da FragaNet Networks, empresa especializada em comunicação digital , cujo o portfólio estão projetos como: Google Discovery, Arquivo UFO e Muito Curioso. Foi colunista de tecnologia no TechTudo, da Globo.com.

32 COMENTÁRIOS

  1. Entendi perfeitamente para que serve a tag “nofollw”,porém gostaria de saber se existe a possibilidade de ambos(a URL que posta, e a URL que recebe a postagem) sairem ganhando em blogs ou sites comentados?

  2. cara, você me ajudou muito .. estava muito preocupado com esses links nofollow.

    Tenho medo de ser penalizado pelo Google por esta prática, começarei a usar agora mesmo.

    Obrigado.

  3. @ Renê Fraga
    Primeiramente quero parabenizar pelo ótimo texto com bom conteúdo. Segundo palavra "esterno" se escreve "externo"

    @ Alexandre
    "…os links estão com o rel=nofollow…" Negativo, os links de comentários do Interney não estão com a tag rel=nofollow.
    Veja o código fonte:
    (strong)Nome(/strong):(br/)(a href="http://www.buscarletras.com.br&quot;)Alexandre Henrique(/a) (/div) (div class="bCommentText") (strong)Coment&aacute;rio:(/strong)(br /) Nossa, eu tenho muito problemas com isso tamb&#233;m…(br /)

    P.S.: troquei <> por ()

    @ Wallace
    Meu brother, o Google penaliza se você pratica LINKS PAGOS, o que significa você falar bem, tão bem daquele site, oferecer vários links, um montante incomum e fora do normal, sendo que para outros links de refências você usa de forma moderada.

    Existe larga diferença entre LINKS PAGOS e fonte de referência. Se você fizer rel=nofollow para os links que você pegou uma referência e todos os internautas fizer o mesmo para o sei blog, você ficará com PageRank zerado e nunca sairá disso. Portanto pense bem nisso, o negócio é ter moderação.

    É absolutamente normal você indicar outro site, isso ajuda também para o PageRank. Não é normal você fazer uma ou várias matérias para alavancar o PageRank do outro site, o que traduz-se em macete.

  4. então eu lendo e relendo ainda não entendi poderia esxplicar melhor com “rel=nofollow” não aparece nas buscas do google ou aparece aparace só o que procuro ou referencia poderia explicar melhor ?

  5. A intenção de Matt Cutts seria que os Blogueiros não fatura-se mais com posts Pagos?
    Pois se eu quiser Pagar por um post sobre meu site em outro blog, com certeza ia querer um link Follow…
    Aonde vamos parar, só o Google pode faturar?

  6. Nofollow serve para:

    – Não passar pagerank.
    – Bloquear Loguin, ERRO 404 e resultados de buscas internas.

    Lembrando que Nofollow é apenas uma “sugestão” sua para o Google:

    “Ele” avaliara se aplicará ou não o Nofollow nos links. Pois muitos começaram a utilizar incorretamente o Nofollow, tentando derrubar a “concorrencia” mesmo tendo ele, qualidade.

    E essa NÃO é a utilizade do Nofollow.

    Quando os algoritimos do google encontram nofollow, eles avaliam sua “sugestão”, caso encontrem serios problemas no site que foi indicado com nofollow ele não atribuiram “pagerank” porém, conta como + um backlink.

    “Ganha link” porém não ganha pagerank. E link com bom texto ancora é contado.

  7. Exatamente o que aconteceu comigo, eu estava com parceiros demais que não me rendiam nada e fez o google baixar meu pagerank de 3.0 para 1.0 até então estou tentando subir novamente agora esta com 2.0 meu site estava com parceiros demais eu não utilizada Nofollow nos links

  8. […] Em relação a estes casos, notifiquei cada um dos blogs plagiadores e pedi que apagassem os posts copiados. Quase todos o fizeram imediatamentes. Apenas dois decidiram ignorar o meu pedido: o Blog do MU Online, que copiou o tutorial do Twitter sem dar créditos e o Combo Digital, que copiou o post 31 sites para divulgar o seu blog. (Os links para os blogs desses safados estão com nofollow, é claro – não sabe o que é nofollow? Aprenda aqui). […]

  9. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo conteúdo. Ficou bem claro e fácil de implementar.

    Só fico com uma dúvida: nós somos uma empresa que fazemos sites para os nossos clientes e sempre colocamos o link deles no nosso site para mostrar nossos trabalhos. Então é recomendado usar o “nofollow” nestes links, uma vez que a única relação entre nosso site e os de nossos clientes é o fato de eles serem nossos clientes?

    Se eu deixasse um “follow”, nossa empresa poderia ser punida por isso?

    E quanto a questão de “transferir” pagerank, estamos meio que “doando” nosso pagerank aos nossos clientes, caso coloque um “follow” ali? Ou simplesmente não estamos perdendo nada e estamos dando pagerank à eles?

  10. Se todo mundo colocar nofolow em todos os links externos como é que alguem vai ser rankeado?

  11. Escrevo em vários blogs de lingua portuguesa e acho esta iniciativa muito boa. É realmente cansativo visitar sites com excesso de publicidade . Usaer o nofollow parece ser uma boa iniciativa para se preservar no rank de indicações do google.
    Alias uso o nome fantasia de site de divulgação, pois há blogs no Brasil e em Portugal, e isto facilita encontrar quaisquer um deles.

    Athynir

  12. Realmente me deu uma grande dúvida sobre essa tag, pois como eu nunca usava ela não posso afirmar se serei punido pelo google : vou passar a usar ela nos meus futuros posts…

  13. Na verdade eu acho que o google já desconsidera os comentários em blogs, por isso não há a tal penalização depois de 2011. De qualquer forma é um assunto pertinente. Parabens

  14. Eu descobri isso a algum tempo, meus sites não estavam em um bom posicionamento, pois tinham links de afiliado nos meus sites e não estavam com o atributo nofollow, agora estou sempre utilizando esse atributo nos meus links de afiliado.

    Meus sites ganharam melhores posições depois que fiz as alterações.

    Uma boa dica para facilitar o trabalho na hora de colocar links de afiliados dentro de um artigo por exemplo, é instalar o plugin: Relação nofollow checkbox

    Esse plugin acrescenta uma caixa de Noffolow na hora que você for colocar o link, dai não precisa mexer na parte de html.

    Espero ter acrescentado alguma informação útil. Obrigado. :)

    Lincon Sousa

Comente!