A revolução chegou por e-mail

9
30

Há alguns anos atrás webmail era praticamente “caixa de mensagens eletrônicas acessada via browser”, ou seja, simplesmente “o lugar onde você lia seus e-mails”. Com o tempo esse conceito começou a mudar. Hoje em dia acessando um webmail você pode bater papo com os amigos, ler as notícias do dia, seus feeds RSS, consultar a previsão do tempo, guardar seus arquivos, além de – é claro, ler seus e-mails.

Pensando nisso criei uma lista com as principais características dos maiores e mais modernos webmails de hoje: o Gmail, Yahoo! Mail Beta e Windows Live Hotmail, da Google Inc., Yahoo! Inc. e Microsoft Corporation, respectivamente. Abaixo você tem alguns detalhes de serviços prestados por cada um.


Gmail

O Gmail (ou Google Mail, se preferir) surgiu em Abril de 2004 e foi a chave para a revolução dos webmails. Logo com sua estréia, já conquistou vários usuários pela sua simplicidade, praticidade e principalmente pelo espaço de armazenamento – 1GB, muita coisa para a época. Quando foi lançado, utilizava sistema de convites (você só podia abrir sua conta se fosse convidado por algum usuário, que recebia convites de tempos em tempos).

O webmail da Google ganhou mais e mais serviços, incluindo integração com o Google Talk e a possibilidade de abrir arquivos anexados no Google Textos e Planilhas, características bastante interessantes.

Yahoo! Mail Beta

O Yahoo! Mail está na Internet desde 1996, mas só em 2005 começou a ganhar características revolucionárias. Atualmente está em fase de testes e, assim como o Gmail, também ganhou bate-papo integrado.


Sua versão beta estava inicialmente com 1GB de armazenagem, mas com o aniversário de 10 anos do Yahoo! a empresa decidiu abrir seus servidores acabando com o limite de armazenagem. Definitivamente um grande salto na história do Yahoo! Mail.

Windows Live Hotmail

O Windows Live Hotmail é conhecido como a evolução do famoso MSN Hotmail e ganhou sua versão final em Maio deste ano. Oferece atualmente 1GB de armazenamento para mensagens e algumas características também presentes nos webmails concorrentes, mas nada realmente revolucionário. Possui uma interface moderna que marca a chegada da linha Windows Live, da Microsoft.

Veja agora a comparação lado a lado de cada um dos webmails aqui citados. Opção é o que não falta na hora de abrir seu primeiro (ou seu novo) e-mail…

* O limite de armazenagem está constantemente subindo.
** Somente via softwares da própria Microsoft, como o Outlook ou Windows Live Mail.
*** Somente pelo “Clipes da Web”.

9 COMENTÁRIOS

  1. O yahoo so aceita pop/imap nas versões brasileira (.com.br) na versao americana (.com) não aceita. Infelizmente tenho o e-mail desde os primordios (.COM) e entao nao consigo o POP. Uma lástima.
    abraços

Comente!