Google Apps Empacotado: Será Possível?

nullJohn Battelle disse ontem que corre um rumor nos Estados Unidos de que a Apple pensa em empacotar o Google Apps (Textos, Planilhas, Gmail e Agenda) e colocá-lo no IMac. Não está confirmado, mas não seria descabido, depois que as empresas confirmaram que possuem vários projetos em comum.

Fiquei pensando: não seria um ensaio para um possível acordo entre Google e Apple, para distribuição gratuita do Mac OS X com Boot Camp? Vejam que isto seria um bom negócio para as duas corporações:


  • a Google vive sendo pressionada a fazer um sistema operacional, para competir com a Microsoft;
  • a Apple tem um excelente sistema operacional compatível com a Intel e, aparentemente, não ganha dinheiro com isso, porque não é propriamente uma empresa de software, mas de hardware;
  • se as plataformas Mac OS X e Google Apps (adaptadas ao Google Gears ) fossem integradas, ambas as empresas ganhariam com a popularização das ferramentas, porque foi justamente na falta de popularização que da plataforma Apple que a Microsoft se tornou a potência que é.

Vamos aguardar para ver se isto é verdade.

Rômulo de Araújo Mendes é Juiz de Direito em Brasília e especialista em Direito Eletrônico.

2 Replies to “Google Apps Empacotado: Será Possível?

  1. Acredito que parcerias de “pequenos grandes” como a Apple com “novos gigantes” como o Google é uma tendência; gigantes feito a Microsoft fazem há anos (fazendo parcerias ou comprando concorrentes).
    Uma parceria que falta sair do papel é união de software, hardware, e serviços num único equipamento (s.o. essencial embutido no hardware, que ao conectar na web disponibilizaria serviços como programas aplicaivos, buscadores de informação, etc). Numa só tacada nunca mais formataria o HD, teria acesso a web (com anti-vírus, planilha, editor de texto, buscadores) além de ter minhas informações em qualquer lugar que esteja.

  2. Wallace,

    Dizem que o Google OS será um sistema operacional online que transformaria os computadores em terminais do Google.

    Também acredito que o futuro do computador pode vir a encerrar com o sistema operacional local e tudo será acessado de qualquer lugar que você esteja utilizando apenas a sua Google Account. :D

    Abraços!

Comente!