Google Supplemental: o Inferno Google

Se você tem um website próprio ou empresarial, provavelmente deve conhecer o Google Supplemental Index. Ou talvez conheça como Google Gulag, Google Digital Dungeon, ou seu nome mais forte: Inferno Google(Google Hell).

Você pode odiar ou amar, mas os webmasters são apaixonados pelo grande G. Não há outro argumento que represente esta razão: Google simplesmente distribuiu o maior tráfego da internet. Para qualquer webmaster com noção de SEO, é possível utilizar técnicas especiais para elevar a visibilidade do site e elevar o tráfego.


Então de repente, na maioridade de suas páginas acabam indo para o Google Supplemental Index e pode resultar numa queda relativa de vendas em sua empresa. Exemplos estão sendo reportados pela revista Forbes em um artigo escrito por Andy Greenberg intitulado “Condenado ao Inferno Google”.

O artigo revela duas empresas de jóias que perderam tráfego e vendas ao ter sua páginas no Google Supplemental Index. Eles especulam o que poderia ter acontecido: conteúdo duplicado? links comprados?

Segundo Matt Cutts – um porta-voz do Google “ter URL’s no Supplemental Index não significa que você está sofrendo de alguma penalidade; o meio de determinar se a URL está em conteúdo principal ou supplemental index é o PageRank.” Entretanto, apesar do que o Google afirma, estar nos resultados suplementais não é uma coisa boa para qualquer webmaster ou empresas. Justamente pelo fato de ser chamado “supplemental index” deixa de ser um conteúdo principal. Este index é formado de páginas duplicadas, menos importantes ou menos confiáveis pelo Google, devido ao baixo PageRank.

Modo simples para checar o Google Supplemental Index
Vá até o Google.com e digite: site:www.yoursite.com *** -sjpked substituindo ‘yoursite’ pelo seu domínio/site e veja as páginas indexadas pelo Google Supplemental Index. Se você visualizar páginas importantes indexadas, você deveria verificar a estrutura destas páginas. Elas estão linkadas corretamente? São páginas órfãos? Tem um layout que promove uma navegação sem bloqueios? Se há erros nestas páginas, faça alterações para corrigi-las. Este modo também facilita a visualização da porcentagem de sites no index.

Como calcular o Ratio do Supplemental Index
Você consegue saber a porcentagem de resultados suplementais dividindo o número de páginas pelo número de páginas no index principal

site:www.yoursite.com *** -sjpked
___________________________________

site:www.yoursite.com

Isto lhe dará uma ótima noção da saúde do seu site. Se você tiver um alto ratio de páginas no supplemental index você precisa corrigir a estrutura de links e remover páginas duplicadas. Faça com que os robots possam indexar todas as suas páginas ou apenas algumas delas.

Fonte: promotionworld

8 Replies to “Google Supplemental: o Inferno Google

  1. Bem, não sou “XPERT” em SEO, mas, esse meu dominio (www.eunarede.blog.br), apareceu nos indices em menos de uma semana após eu ter comprado ele e estruturado o BLOG de minha empresa, fiquei surpreso.

  2. André,

    No meu teste com o seu domínio não visualizei o problema que você reportou. Estou visualizando normalmente algumas páginas no Supplemental Index.

    Realmente o Google está rápido na indexação. E agora com o sitemaps, alguns sites chegam a ser atualizados após 4 ou 5 horas da publicação.

    Abraços!

  3. Realmente, fiz meu sitemap, arrumei as keywords bacanas, enfim, fiz minha cama e agora eu deitei nela, ahahahaha!!! Indexação flash!!!

    Abraços Renê, e valeu pelo blog, ta muito massa!

Comente!