Funcionários do Google são obrigados a assinar um contrato NDA?

O provedor Terra está reportando a existência de um contrato NDA – acordo de não-divulgação entre o Google e seus funcionários. Este contrato proíbe os funcionários de “mencionar em público o nome da companhia ou suas tecnologias para o resto de suas vidas” afirma o Terra.

Entre as diversas cláusulas que o funcionário do Google deve seguir, o NDA deixa claro que o funcionário está proibido de “mencionar ou mesmo deixar implícito o nome do Google em público”.


E ainda, os candidatos a vagas de emprego são proibidos de divulgar o processo de entrevista, e muito menos divulgar os detalhes financeiros. Caso a pessoa se torne funcionário, o Google obriga a pessoa a não tentar fazer “engenharia reversa” em qualquer produto ou serviço da empresa, nem mesmo caso você deixe seu emprego no buscador. O NDA é um acordo o funcionário deve seguir a vida toda.

Mais detalhes do contrato no Valleywag.

9 Replies to “Funcionários do Google são obrigados a assinar um contrato NDA?

  1. Então quer dizer que aquela história dizendo o Google é a melhor empresa pra se trabalhar, é mentira?
    Por mais regalias que seus funcionários tenham dentro da empresa, isso é ridículo.

  2. NDA é prática comum no mercado. Se não me falha a memória quem é campeão em NDA é a MicroSoft… No big deal.

  3. O site de notícias valleywag é um portal americano que tem sua raízes no Vale do Silício e fez todo um chamado neste caso. Não parece ser tão rotineiro esse tipo de contrato.

  4. Certa vez eu respondi uma pesquisa para o Google e assinei um contrato semelhante a esse.
    E meu comentário se encerra por aqui. ;)

  5. A Google é uma das maiores inovadoras na Web. Ela apenas está protegendo seus ativos, assim como qualquer outra empresa faz.

    Como já dito acima, é uma prática muito usada. Não vejo razão para polêmica.

    Abraços!
    Flávio

  6. Não sei não, no fisl 8.0 eu vi a palestra “Being a sysadmin at Google”, onde a palestrante falou abertamente sobre o Google e algumas tecnologias que eles usam internamente (inclusive, falou sobre o Goobuntu).

    Claro, deve haver coisas que os funcionários são proibidos de falar, mas acho que não é tudo.

  7. É uma coisa meio estranha este mistério todo do Google, não só com este caso, mas em tudo que envolve a empresa.

    Só dá mais margens ainda para as teorias da conspiração…

  8. NDA é pratica comum no mercado de TI e em diversos outros segmentos, principalmente no exterior, onde também agora é praxe exigir assinatura de Foreign Corrupt Practices Act (FCPA). Quem não concorda, ou desconhece completamente o assunto ou ainda não chegou ao mercado de trabalho de gente grande!

    PSI, NDA, SLA e outras politicas de uso e serviços são cruciais aos negócios e quando bem aplicadas servem bem a ambos os lados.

    Quem desconhece ou não concorda nunca vai trabalhar no Google ou qualquer empresa de porte que se preze, no máximo vai vender CD pirata na Feira.

Comente!