A versão Beta 3 do novo portal da AOL é uma cópia idêntica em comparação com o portal atual do Yahoo. O layout do site, menus, últimas notícias e links de fácil acesso aos serviços da empresa estão nos mesmos locais em comparação com o site do Yahoo!.
Rumores na internet afirmam que esta coincidência de layouts poderia ser um aviso de que uma fusão pode vir a acontecer entre Yahoo e AOL.
Imagens: CyberNet News
17 Comentários
Esta união seria muito boa para o mercado, pois diminuiria o perigo de a Google se tornar um monopólio na área de buscas na Internet. Outra opção seria a Microsoft adquirir a Yahoo.
Já no mercado chinês, para evitar um monopólio da Baidu, que já conta com aproximadamente 57% do mercado e crescendo, o ideal seria a Google adquirir as operações locais da Yahoo! ou, o que é mais fácil, adquirir vários pequenos buscadores e, concomitantemente, investir pesado no Google China.
Abraços,
Rômulo
Se houver uma fusão, que a Yahoo! fique com o layout da AOL, “o layout é uma cópia”, mas o beta da AOL é mais agradável de visualizar.
Com certeza o layout da AOL parece estar mais otimizado que o Yahoo!. Como é um Beta 3 e o feedback foi negativo em toda a mídia, deve ocorrer mudanças na versão final. Se não ocorrer, algo de interessante pode estar acontecendo entre as empresas.
Mas as duas empresas estivessem sinalizando uma união o sistema de buscas não seria do Yahoo?
Observei que nessa versão beta, o serviço é provido por tecnologia do Google.
Caro Ederson Morche,
Se ocorrer a união entre a AOL e a Yahoo!, certamente haverá o rompimento do contrato de buscas da Google no site de AOL, o que passará a ser feito pela Yahoo! E isto é, curiosamente, muito interessante para a Google e principalmente, para os consumidores, pois aumenta a concorrência e diminui a possibilidade, cada vez mais crescente de as autoridades americanas exigirem a divisão da Google em várias companhias independentes, o que é, cada vez mais, uma possibilidade visível no horizonte. Isto já aconteceu com a Standard Oil e com a AT&T e quase aconteceu com a Microsoft.
Também seria bom para a Google a compra das operações de buscas na Internet da AOL e da Yahoo! pela Microsoft, também para se evitar a formação do monopólio. Entretanto, aí seria perigoso para os consumidores, pois poderia gerar um cartel entre Google e Microsoft neste mercado de buscas na Internet.
O melhor a acontecer no panorama mundial de buscas pela Internet seria uma fusão entre AOL, Yahoo!, Ask, All The Web e Licos, de um lado, Microsoft, no meio e Google noutra ponta, pois fortaleceria os pequenos, evitaria o cartel e protegeria os consumidores.
Temos que considerar que a AOL e a Yahoo! já perderam a guerra dos buscadores de Internet, porque não se decidiram se são buscadores ou portais (apesar de a Yahoo! ter um ótimo algoritmo e ser a segunda do mercado). A Microsoft ainda não entendeu a Web 2.0 e tem um buscador inferior ao da Yahoo!, mas tem muitos bilhões de dólares para investir e para suportar prejuízos, enquanto se adapta aos novos tempos. Por isso, pode permanecer sozinha nesta briga. Até porque, se ela se aliar a alguém, poderá ser dividida pelas autoridades de defesa da concorrência.
Temos que entender que os adversários da Google, no mercado mundial, em geral, não são a AOL ou a Yahoo!, mas a Microsolf e a MySpace. Quanto à primeira, porque a Google precisa crescer no ramo de aplicativos para escritórios e em bancos de dados. Quanto à segunda, porque o Orkut não consegue ombrear o MySpace, que concorre com ele em vídeos, blogs, grupos de discussão, e-mail, pesquisa de livros, mensagens instatâneas etc. São dois concorrentes realmente de peso. No caso do MySpace, precisa a Google fazer o Orkut crescer muito e ainda adquirir o Facebook ou outro serviço.
Vou mais além. A grande batalha da Google não está se travando nos Estados Unidos, mas na China. Lá, Google, Microsoft e Yahoo! estão perdendo feito para a Baidu, que parece não estar disposta a ser adquirida por uma das três. Talvez até as leis americanas ou chinesas não permitam, já que a Baidu tem mais de 50% do mercado de buscas daquele país.
Lá, os investimentos terão que ser pesados. Se necessário, com muitas aquisições (se houverem empresas disponíveis), contratações de centenas ou milhares de engenheiros chineses, para a criação de produtos específicos para aquele mercado (que depois poderão até ser customizados para outras praças). Na China, os investimentos em desenvolvimento e aquisições deverão ser contados em vários bilhões de dólares, pois estamos falando no segundo maior mercado de Internet do mundo e no que mais tende a crescer, por ser do país com maior população. A briga é grande. Vamos acompanhar os novas batalhas.
Abraços,
Rômulo de Araújo Mendes
Pingback: AOL copia interface do Google?
A propósito… já viu o “novo” webmail da AOL que estreiou hoje?
Tem uns “traços” de adivinha qual outro webmail??
=X
Esse novo webmail da AOL me fez lembrar do Liam quando ele dançava no loading…………………….. :(
Ele se foi!!
Não me lembre… entrei em depressão. Até coloquei aquela sua página cheia de Liams nos meus favoritos!
Cadê o Liam?!?! :(
Pingback: A moda agora é armazenamento ilimitado nos emails « Blog Computer
A página agora deixou de ser BETA e fez algumas pequenas mudanças pra disfarçar…
Bom, rumores falam que a Microsoft vai comprar a Yahoo.
Seria ótimo e excelente que a Google fechasse uma parceria com a AOL pra messengers.
Copia ou conhecidencia?
Ora, vivemos em um mundo competitivo certo?
A Coca-Cola não foi copiada pela Pepsi?
O ICQ não foi copiado pelo MSN, Yahoo e outros? (E muito mal copiado)
Eu ainda gosto da AOL.
Uma empresa competente!
Quem tem praticamente a metade da net são eles…
A Geko do Firefox, a Nulsoft do Winamp,a Mirabilis do ICQ…
Se a AOL juntar com a Google a Microsoft pode dizer “fu…”
Pingback: Imagem do Dia: Restam dúvidas que a AOL copia o Yahoo!?
Até a ordem do menu é idêntica!
Pingback: AOL acusa Gmail de copiar recursos do AOL Mail - Google Discovery
Pingback: Imagem do Dia: AOL ou Yahoo! Search? - Google Discovery