Grafo do Conhecimento ganhará versão em português

Por em 4 de dezembro de 2012 – 23:51

O Google anunciou que, nos próximos dias, o recurso do Grafo do Conhecimento (conhecido também como “Painel do Conhecimento”) irá finalmente funcionar em novos idiomas, incluindo o português, espanhol, francês, alemão, japonês, russo e italiano.

“Nosso projeto mapeia coisas reais tão diversas como filmes, pontes e planetas. Agora você pode encontrar novas informações que são relevantes para sua língua e país, fácil e rapidamente”, publicou Aaron Brown, Gerente de Produto Senior de Pesquisa no Google.

O buscador explicou também que trazer o recurso para novos idiomas “não foi algo simples como uma tradução”, foram necessárias mudanças como a necessidade de considerar diferentes sentidos para uma mesma palavra e dar mais relevância a uma informação para uma região específica.

“O significado de ‘futebol’ nos EUA é diferente de seu significado na Europa. Também precisa reconhecer o que é mais importante em uma região específica – Santos Dumont é famoso no Brasil, portanto ele tem mais destaque no Painel do Conhecimento em português”, explicou Brown.

O Google divulgou ainda que o Grafo já cobre mais de 570 milhões de entidades e 18 bilhões de fatos e conexões. Em maio, o Wall Street Journal publicou uma nota que o recurso teria aumentado significativo o número de pesquisas ao estimular a curiosidade dos usuários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários (2) Categorias: Google


2 comentários sobre “Grafo do Conhecimento ganhará versão em português”

  1. Isso daí se parece muito com o que já existe a tempos nas pesquisas do site Duckduckgo.