“Temos a voz mais precisa e sintetizada do mundo”, diz diretor do Android

Por em 9 de julho de 2012 – 15:46

Em entrevista a Wired, Hugo Barra, responsável por gerenciar o desenvolvimento do Android, afirmou que a plataforma móvel do Google, Jelly Bean, conta hoje com a voz mais precisa e sintetizada do mundo.

Embora não tenha revelado quem seria a “dona da voz”, o executivo aproveitou para detalhar à revista digital algumas curiosidades sobre como o produto foi desenvolvido, incluindo a escolha do perfil ideal entre os candidatos.

“É um processo muito, muito complicado. E isso começa com a descoberta de um talento de voz. Um grupo de designers, engenheiros e cientistas da fala trabalharam para descrever a personalidade da pessoa e a personalidade da voz que nós estávamos tentando criar”, disse Barra.

“Nós queríamos algo ‘amigável’ e havia, literalmente, 15 maneiras diferentes de descrever o que significa essa amizade. Então solicitamos a uma agência de casting um número de 10 candidatos. Gravamos com os 10 candidatos e fizemos testes cegos com todos os tipos de pessoas diferentes, e fizemos uma votação para chegar a apenas duas pessoas. Gravamos mais com essas pessoas e fizemos alguns testes para finalmente decidimos: “ok, vamos com essa pessoa.”

Barra diz que não sabe o nome da pessoa e que sua identidade é um segredo. “Na verdade, ninguém sabe o nome dela. Não é algo que você precise divulgar, porque ela precisa ser a voz do Google”.

Quanto a personalidade do assistente virtual, o executivo do Google não tinha a intenção de criar algo que viesse a brincar com o usuário mas um computador fiel as respostas e sempre disponível. “Não houve uma única pessoa na empresa com a ideia de que deveríamos ter ido em outra direção”.

“Não queremos fazer piadas com você. Google é um partido neutro – não é seu amigo, secretário ou irmã. Não é sua mãe. Não é sua namorada ou namorado. É uma entidade de solicitação da informação. Você pergunta, nós respondemos. E é muito importante que esta entidade seja imparcial. Adicionar piadas e outros maneirismos levaria a voz para longe disso”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


2 comentários sobre ““Temos a voz mais precisa e sintetizada do mundo”, diz diretor do Android”

  1. pedrocab disse:

    Vish, não foi muito bem o que aconteceu com a tia do Google Translate no Brasil, né? Sinto que ela perderá o emprego logo logo. =P

  2. renefraga disse:

    pedrocab precisaria ver como foi o contrato dela com o Google. Ela chegou a citar que não poderia dizer como foi a gravação mas aparentemente está livre para dizer que é a voz dela.