Gmail, Google Docs e Calendar ganham versões offline

14
83

Ficar sem poder ler e escrever e-mails, acompanhar os seus compromissos ou acessar os seus documentos devido a falta de conexão com a internet, não é das coisas mais agradáveis. Pensando nisso, o Google acaba de adicionar, ao Gmail, Google Docs e Calendar a possibilidade de acessar estes serviços mesmo que não haja conexão com a rede.

Para acessar o Gmail sem estar conectado, o usuário deverá, obrigatoriamente, utilizar o Google Chrome e ter o aplicativo Offline Google Mail instalado no navegador. Na primeira vez que o app é acessado, o usuário deve optar por permitir ou não que os e-mails sejam armazenados localmente. Na mesma tela, o Google alerta que tal funcionalidade não deve ser ativada em computadores público e que o usuário poderá voltar atrás em sua decisão futuramente.

Após permitir o acesso offline, o usuário irá se deparar com uma interface… digamos… diferente. Sim, é isso mesmo. A interface do Gmail offline é a mesma utilizada nos tablets. Nesta versão, o usuário poderá ler, apagar e enviar mensagens como se estivesse conectado. Assim que a conexão com a internet for restabelecida, o aplicativo sincronizará automaticamente com os servidores do Google.

No caso do Google Calendar, após ativar a opção pela engrenagem e instalar este aplicativo, a transição entre o modo on e offline se dará sem que o usuário tenha que intervir. Caso haja uma queda de conexão, o acesso ao Calendar se dará normalmente, porém, a adição/edição/exclusão de compromissos não será possível.

O mesmo se aplica ao Google Docs, onde os usuários somente poderão ler os documentos hospedados no serviço, sem poder editá-los. Neste caso, a grande preocupação do Google é, ao sincronizar, não sobrescrever as edições feitas online.

O Google afirma estar trabalhando para tornar a edição de compromissos e arquivos offline, além de expandir o suporte para outros navegadores.

Eu adorei a possibilidade de acessar o Gmail sem estar conectado. E vocês, o que acharam da novidade?

p.s.: tentei encontrar a extensão do Docs, mas não consegui pois a opção do serviço offline ainda não está disponível para mim. Assim que eu tiver acesso, atualizo o post.

  • Isso não é novidade. O google já havia lançado essa funcionalidade antes, utilizando-se do Google Gears, mas foi descontinuado.

  • Ian Brunelli

    Esse utiliza recursos do HTML5 ;)

  • Paulo Guilherme Pilotti Duarte

    Está muito bem acabada a nova interface offline do Gmail.
    Antes era apenas uma interface pro serviço online via Gears.

    Muito bom agora.

  • lucianosilveira

    Estranho ter que instalar extensão.

    Não deveria ter que funcionar nativo caso o browser suporte o Offline do HTML5?

  • psalmazzi

    Quanto a versão utilizada pelos tablets pude ver que é só mudar a url, onde temos mail.google.com/mail/u/0/… trocamos o "u/0/…" por "mu/mp/…" para termos uma outra "versão", acredito eu ser a de celular.

  • Gilvanio da Silva

    Queria o Gdocs off no android

  • Não gostei de algumas coisas, entre elas o fato de a assinatura do e-mail não estar disponível nesse modo…e dentro de uma mensagem não consegui encontrar o botão "encaminhar mensagem"…é isso mesmo?

  • Disney

    Grande notícia. Acredito que poderá ser bastante útil quando eu tiver o meu tablet.

  • Bernardo Brentar

    Apesar da assinatura não aparecer, ela é enviada normalmente. O link encaminhar encontra-se no final da mensagem, ao lado de Responder e Responder a todos.

    Abraço.

  • Rodrigo

    Devia ser embutido no gmail o recurso e não via plugin.

  • Alguma notícia do Docs offline?

  • Isso é ótimo, tanto o tablet e o android podem ser beneficiados com uma interface parecida no gmail.

  • Bem, para usar o recurso offfline do docs é necessário estar usando a nova interface, clique no icone "detalhes" e selecione, neste mesmo icone (parecido com uma engrenagem) ha a opção de usar offline o google docs.