Google Cloud Print: a impressora do Google que funciona nas nuvens

Por em 4 de novembro de 2010 – 23:50

O título pode parecer estranho mas é o resumo perfeito do Google Cloud Print. Impulsionado pela evolução das aplicações web e do próprio Google Chrome OS, o Google iniciou um projeto no qual visa oferecer uma experiência de impressão tão natural quanto aos tradicionais aplicativos nativos.

“Com a proliferação de dispositivos móveis conectados a web, como o Google Chrome OS e outros sistemas operacionais móveis, não acreditamos que seja viável a construção e manutenção de subsistemas complexos de impressão e drivers para cada plataforma”, explicou o Google sobre a iniciativa.

Para resolver isso, a gigante de Mountain View inciou o desenvolvimento de um sistema de impressão que pudesse permitir a qualquer app (desktop web ou móvel) a experiência de impressão para qualquer impressora em qualquer lugar do mundo.

O objetivo foi alcançado através da utilização de um serviço de impressão em nuvem. Com isso, os Apps não precisam mais confiar no sistema operacional local para imprimir. Em vez disso, usam o Google Cloud Print para enviar e gerenciar tarefas de impressão.

“Google Cloud Print é, então, responsável pelo envio da tarefa de impressão para a impressora apropriada, com as opções particulares selecionadas pelo usuário, além fornecer o status do trabalho para o aplicativo”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários (9) Categorias: Google


9 comentários sobre “Google Cloud Print: a impressora do Google que funciona nas nuvens”

  1. Everton Luiz Gomes disse:

    Vi a notícia no início do ano e há algumas semanas fui olhar, mas ainda não havia nem uma versão alpha disponível. Nos resta apenas aguardar !

  2. paulo disse:

    será que este tipo de impressão vai solucionar a falta de tinta? quero dizer, se tenho tudo pronto para a impressão de um documento e descubro em cima da hora que acabou a tinta da impressora, posso prosseguir e somente finalizar a impressão em uma lan-house ou na casa de um amigo?

  3. Sensacional ! Mto boa essa ideia… Qtas vezes não se tinha problemas com drivers de impressão, justo na hora do CTRL+P.

  4. BemSul disse:

    Parece ser uma idéia muito boa.

  5. Dih disse:

    *_* idéia perfeita! Pena q ainda nao exista para o OsX e tbm nao consegui imprimir do iOS mais d win foi batata ;D sera q terá uma integração cm iWork e Office ? Google sempre saindo na frente ;D

  6. Dih disse:

    Idéia perfeita! Pena q ainda nao exista para o OsX e tbm nao consegui imprimir do iOS mais d win foi batata ;D sera q terá uma integração cm iWork e Office ? Google sempre saindo na frente ;D