Google Brasil anuncia Pesquisa por Voz e Navegação por GPS no Android e iPhone

Por em 28 de outubro de 2010 – 16:04

O Google Brasil anunciou hoje que os usuários de smartphones com sistema operacional Android e iPhone poderão utilizar o aplicativo de reconhecimento de voz para fazer pesquisas, sem qualquer necessidade de recorrer ao teclado.

Outra novidade também destacada foi a Navegação por Mapas em GPS, na qual possibilita que os usuários de Android possam pesquisar rotas e receber instruções por voz para chegar em seu destino. O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com esses serviços e ambos são completamente gratuitos e estarão disponíveis no Android Market e na App Store.

“O número de pessoas conectadas à Internet por smartphones aumenta continuamente no Brasil, acompanhando uma tendência mundial. Para o Google isso representa uma oportunidade enorme de introduzir soluções inovadoras para plataformas móveis que melhorem ainda mais a experiência do usuário. Nós queremos oferecer um modo ainda mais natural, fácil e rápido de encontrar o que eles procuram”, afirma Alexandre Hohagen, diretor geral do Google para a América Latina. “Com essa nova interface e o novo aplicativo de navegação, conseguimos não só oferecer essa facilidade de uso, como ainda ajudamos o usuário a encontrar e chegar em lugares do mundo ofline, não só virtual”.

Google Pesquisa por Voz – Em um celular, com um teclado menor, digitar rapidamente os termos de busca pode não ser a melhor solução. Em vez disso, uma interface mais humana e rápida seria ditar os termos de busca, que seriam interpretados por uma solução de reconhecimento de voz. Agora os usuários de smartphones com Android 2.1 em diante e iPhone podem usar o recurso de Pesquisa por Voz e interagir com seu celular simplesmente falando seus termos de busca desejados. O aplicativo converte voz em texto, tornando ainda mais fácil fazer buscas na Internet. Além disso, é também possível converter unidades (Reais para Dólares, ou quilômetros para milhas, por exemplo), procurar notícias sobre um assunto específico ou ainda encontrar bares e restaurantes perto de localização atual do usuário.

“A plataforma Android tem apresentado um crescimento explosivo nos últimos meses. Só nos Estados Unidos, mais de 200 mil aparelhos com Android são ativados por dia. Agora, a busca por informação atinge um outro patamar com o Google Pesquisa por Voz. O usuário agora tem a opção de operar seu telefone por comandos de voz, fazendo buscas e procurando lugares de modo muito mais natural e fácil, contando com o todo poder de processamento da computação em nuvem do Google em seu smartphone”, afirma Hugo Barra, diretor mundial para dispositivos móveis do Google.

Navegação em Mapas por GPS – A Pesquisa por Voz também é completamente integrada ao mais novo serviço de navegação do Google, a Navegação em Mapas por GPS, disponível agora no Brasil. O sistema utiliza o GPS do celular para calcular rotas, com instruções sonoras que cobrem passo-a-passo do começo até o fim do percurso desejado, indicando o caminho a seguir. O usuário com smartphone rodando Android 1.6 em diante poderá simplesmente falar o destino para o telefone, recebendo assim a rota detalhada de sua viagem. Por usar como base o Google Maps, todas as informações recebidas no celular estarão sempre atualizadas, sem a necessidade de baixar periodicamente pacotes com atualização de mapas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


3 comentários sobre “Google Brasil anuncia Pesquisa por Voz e Navegação por GPS no Android e iPhone”

  1. @Niight disse:

    podia ter pra Android 1.5 né :)

  2. André disse:

    Sera possivel atualizar o Android 1.5 do Nextel "I1" para poder utilizar esses aplicativos???

  3. Julio Cesar disse:

    Eu usei a pesquisa por voz e achei o resultado impressionante, mas aqui fica minha dúvida:
    Porque diabos não se usa tal recurso para escrever qualquer coisa no celular??? Pra mim, com um Xperia x10 mini, isso seria maravilhoso!
    Outra coisa, porque tal recurso não se encontra no PC também? Um sistema de Speech Recognition vem sendo estudado a anos, e não vi nada até agora, remotamente tão bom quando essa pesquisa do android…