Google Brasil responde sobre processo movido por Xuxa

Por em 12 de outubro de 2010 – 14:41

O Google Brasil, através do Portal Exame, emitiu hoje um comunicado sobre o processo judicial movido pela Xuxa contra a empresa.

Na nota oficial, o Google informa que a decisão ainda não é definitiva e que não pode dar mais detalhes a respeito. A gigante de Mountain View aproveitou também para esclarecer alguns pontos sobre o funcionamento de seu mecanismo de pesquisas.

Abaixo, o comunicado divulgado pelo Google Brasil:

“A respeito de nota publicada sobre uma decisão judicial contra o Google, tudo indica que se trata de uma decisão liminar – preliminar e provisória -, obtida por meio de ação movida por Xuxa contra a empresa, e não de um processo já julgado. O Google informa que não foi notificado e que, portanto, não pode se pronunciar a respeito.

É importante compreender que mecanismos de busca, como o desenvolvido pelo Google, são um reflexo do conteúdo e das informações que estão disponíveis na Internet. Essas ferramentas não têm a capacidade de remover conteúdo diretamente de qualquer página da Web, apenas os indexam para ajudar internautas a localizar mais facilmente informações que procuram em meio a centenas de milhões de páginas de Web. O conteúdo de cada site é de responsabilidade e autoria total e completa de seu dono ou webmaster. O buscador apenas indexa essa informação. Ou seja, o Google não produz, altera, edita, monitora ou interfere nas informações indexadas pelo buscador. Usuários que desejam que alguma informação seja alterada ou removida da Internet podem entrar em contato com o webmaster da página em questão para saber mais sobre sua política de retirada de conteúdo.”

Após a divulgação no Google Discovery, que gerou mais de 200 tweets no Twitter, diversos leitores mostraram preocupação com o futuro da liberdade na internet brasileira:

“Como estudante de Direito, ler uma notícia dessas me deixa envergonhado. Isso demonstra o quanto a Justiça não entende de internet, e que o(s) juiz(es) responsável(is) nem sequer buscaram se inteirar acerca do assunto. Espero que as Cortes Superiores reformem essa decisão, pois senão veremos a integridade das nossas pesquisas seriamente comprometidas” disse o leitor Guilherme Canhetti, em nosso sistema de comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


16 comentários sobre “Google Brasil responde sobre processo movido por Xuxa”

  1. fausto fode xuxa disse:

    uauhau quero mais é que essa v*dia se exploda!! serei processado também? kk ridicula essa vac* milionaria

  2. @mdamaceno disse:

    A Xuxa é rainha dos baixinhos que hoje já tem mais de 30 anos. Ela não é a rainha dos baixinho da internet porque muitos deles viram suas fotos quando ela fazia. Isso ainda é coisa para adultos.

    Ela deveria processar a Google, não por isso, mas sim por suas fotos estarem relacionadas também à Marisa, a menina monstro.

  3. Onisciente disse:

    Olá!
    Já havia lido meio que por cima essa notícia e estranhei um pouco, pelos mesmos motivos expostos pela Google.
    Achei o comunicado da empresa bastante convicente e realista, coisa que numa análise um pouco mais clara e minuosa, pode-se perceber prontamente o quanto o pedido da Xuxa é inviável. E se fosse uma ilustre desconhecida qualquer? Será que teria sucesso nesta empreitada?
    Enfim, espero que a Google se saia vencedora deste pleito e… quem pariu Mateus que balance! ¬¬"

  4. tplayer disse:

    Acho bom o Google bater de frente nesse caso, pois se ela realmente ganhar a questão será uma festa de processos para retirada de conteúdo do buscador.

  5. tplayer disse:

    30 anos? Ela já tem mais de 50.

    De resto não deu nem para entender ao o que você se refere.

  6. @clrech disse:

    Eu acho que a Marisa, a menina monstro, deveria processar a Google por suas fotos estarem relacionadas à Xuxa.

  7. Joao Paulo disse:

    Realmente a justiça tem que aprender como lidar com a internet, agorame questiono se a sociedade tambem,pois pois fatos como esse sao um atraso, termos que discutir isso eh pior ainda, eh uma perca de tempo…

  8. @narcelio disse:

    Ela está processando a janela por não ter gostado da vista.

  9. A rainha-dos-baixinhos-nem-aqui-nem-na-China resolve processar uma empresa — que não é a culpada, diga-se — simplesmente por facilitar o acesso à verdade. Se a Globo tenta convencer a nós e a nossas crianças de que Xuxa é uma rainha, de que ela ama as crianças, blá blá blá, pelo menos deixe que as pessoas saibam a verdade a seu respeito por outros mecanismos.

  10. Lawrence disse:

    A história está sendo reescrita. 1985 tá chegando….

  11. gsctt disse:

    Em especial, reproduzo abaixo dois comentários acima que, na minha opinião, resumem tudo:
    "Ela está processando a janela por não ter gostado da vista."
    "e… quem pariu Mateus que balance!"

  12. Luis Santos disse:

    A pessoa que mais promove este filme (Amor, estranho amor), atualmente, é a própria Xuxa. Todo mundo já se esqueceu dele, menos ela.

  13. dkzamg disse:

    o Google poderia começar a cobrar para omitir resultados específicos, e caro!