Sistema de conversação do Gmail pode ser desativado

Por em 29 de setembro de 2010 – 16:23

Uma das coisas mais fascinantes que vejo no Gmail, juntamente com seu sistema de marcadores, é a organização das mensagens trocadas em conversas. No lugar de uma listagem sem fim de mensagens enviadas e recebidas, o Gmail agrupa todas elas em conversas.

Apesar de ser o seu grande diferencial, o sistema incomoda muito os usuários, que estão acostumados com outros webmail e/ou clientes de e-mail, que obviamente não contam com tal opção.

Desde que entrei no fórum do Gmail, no final do ano passado, esta tem sido uma das maiores reclamações dos usuários (acredito que fique através somente da opção de solicitar comprovante de recebimento). A meu ver, a opção é sensacional. Mas é notório que os usuários sempre têm dificuldade para se acostumar com o foge da normalidade.

Pois é, mais uma vez o Google demonstra estar atento aos anseios de seus usuários, bem como disposto a deixar seus produtos cada vez mais com a cara de quem os utiliza. Hoje, a gigante das buscas anunciou que vai permitir aos usuários desativar o agrupamento das mensagens em conversas.

Na imagem abaixo, divulgada pelo Google, é possível notar a significativa diferença da listagem de mensagens com e sem a opção de conversas ativada.

Para mudar entre as opções de listagem, basta acessar Configurações e, na opção Visualização de conversa, decidir se ela ficará ativada ou desativada. Vale lembrar que, a qualquer momento, o usuário poderá voltar atrás e redefinir o modo de apresentação das mensagens. :)

Como de praxe, a nova funcionalidade será disponibilizada aos usuários gradualmente ao longo dos próximos dias. Eu vou continuar com as conversas. E vocês, o que acharam da novidade?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


35 comentários sobre “Sistema de conversação do Gmail pode ser desativado”

  1. Não consigo entender como alguém possa não gostar das conversações agrupadas. Logicamente, nem vou tomar conhecimento quando o Google me oferecer a possibilidade de desativar o recurso.

  2. Bruno Lima disse:

    Quanto li o título da matéria, tomei um susto. Achei que o sistema de agrupamento de mensagens seria desativado definitivamente. Eu também acho esse recurso do Gmail sensacional. Mas para o usuário leigo, como parcialmente falado aqui, tudo que foge do usual incomoda.

  3. Nathan disse:

    Fico bastante intrigado como algumas pessoas são intolerantes e ignorantes.

    Talvez não tenham passado por isso, mas em algumas situações realmente é bom ter a opção de desativar (apesar dos cavalos abaixo não terem passado por isso ainda).

  4. Ricardo Fraga disse:

    É triste, mas é verdade.

    E a gente, melhor do que ninguém, conhece muito bem os usuários, principalmente os do Google. :p

    Veja aqui como tal opção era solicitada no fórum. Isso sem contar que, como você sabe, threads mais antigas não aparecem nos resultados da busca.

  5. @eduardomps disse:

    MEH sinceramente, não consigo entender o que as pessoas vêem no modo comum, conversations economiza espaço, organiza a inbox e facilita a vida de quem usa… medo de novidade? decorou como usa um e não consegue aprender a usar o novo? só se for.

  6. Bardelli disse:

    É bom ter a opção, mas eu prefiro do modo atual.
    Me ajuda muito a manter a inbox organizada.

  7. Equipe Cá Entre Nós disse:

    Eu ficaria muito assustado com uma pessoa que precise desativar o recurso de conversas… ela basicamente não entende pra que serve e-mail, é o tipo de gente que acha que a diferença de email e correio normal é só o tempo que leva pra "carta" chegar.

  8. César Augusto disse:

    Será que sou o único que gostava desse sistema?

  9. bramax disse:

    Caramba, usuário é muito imbecil, esta é a prova… O melhor do Gmail é justamente o agrupamento de mensagens!

  10. Otávio müller disse:

    Sem comparação. Ainda mais quando recebo 20 e-mails do grupo da faculdade, fica tudo organizado em uma conversa só. Não desativo por nada.

  11. Adalberto disse:

    Eu não gostava deste sistema de conversas, por isso que eu gosto do Google, sempre houve nossas reclamações e sugestões.

  12. Leo disse:

    Tenho medo dos usuários! Tirar provavelmente a melhor caracterisca do Gmail?! O.o
    Ainda bem q eh opcional, e o Google está certo em ouvi-los disponibilizando a opção, só nao consigo entender como alguem consegue preferir sem o agrupamento. Se tem medo de novidade, sente na varanda, ligue o radio…. Internet nao eh o seu lugar!

  13. Emerson disse:

    Ainda bem que o gmail deixa as opções, e não altera todas. Gosto muito do conversations, e assim ele vai ficar.

  14. diogo disse:

    +1 vez o google democratizando e deixando o usuário decidir ! +1 ponto pra eles !

    O que eu queria msm era uma opção para agrupar por rementente igual ao do Outlook. Seria muito mais fácil para filtrar quais mensagens ler e limpar a caixa de entrada… alguém tem idéia de onde eu reclamo ? rsrs

  15. m_portugal disse:

    Que venha a nova opção, de agregar ou não! Já ontem era tarde.

  16. Eu adoro o sistema de conversação do Gmail, mas ao invés de ter que escolher um ou outro o Gmail poderia dar a opção de descolar uma conversa para os casos em que o sistema agrupa coisas que não são a mesma conversa, talvez até a opção de colar Email em conversas.

  17. Rômulo Farias disse:

    Olá Ricardo,

    Primeiramente, fico muito agradecido pela atenção do Google com os fóruns.

    Eu fui um dos que postei sobre esse novo recurso…. Ele é muito util sim, mas tem vezes que há uma lista de conversa, e você quer armazenar somente algumas mensagens, ou trabalhar somente com uma delas, e aí, como que faz?

    Agora com esse recurso, posso mandar desagrupar as mensagens, excluir as que quero manter fora da "conversa", e aí voltar a agrupar, guardando so o que me interessa da conversa.

    Obrigado pela atenção!

  18. @fabinho disse:

    interessante mais sem mta utilidade pra mim tb.. ehuehue.. ;)

  19. Ricardo Fraga disse:

    Apesar de pouco conhecido, é perfeitamente possível excluir somente uma mensagem de uma conversa. :)

    Recomendo que leia este artigo escrito por Den, minha companheira de colaboração no fórum. Acredito que ele será suficiente para sanar o problema relatado por você. ;)

  20. Se não fosse você que tivesse escrito este post Ricardo eu simplesmente não acreditaria que uma das maiores reclamações do Fórum do Gmail é o recurso de Conversations. Um dos motivos para eu abandonar meus clientes desktop e outros webmail e centralizar todos meus endereços de e-mail no Gmail foi justamente o Conversations.

    Mas se tem uma coisa que eu aprendi prestando suporte, tanto profissionalmente quanto por hobbie :] é que usuário é sempre usuário.

  21. Junio disse:

    Eu também gosto muito deste recurso e foi um diferencial no gmail.
    Eu continuo com as conversas !

  22. Ricardo Fraga disse:

    É triste, mas é verdade.

    E a gente, melhor do que ninguém, conhece muito bem os usuários, principalmente os do Google. :p

    Veja aqui como tal opção era solicitada no fórum. Isso sem contar que, como você sabe, threads mais antigas não aparecem nos resultados da busca.

  23. Jorge Rodrigues disse:

    O sistema de conversação é incomparavelmente melhor. Uma prova disso é que o mesmo sistema está sendo utilizado pelo Outlook. Não consigo entender a dificuldade em usar esse sistema. Daqui a pouco vão reclamar do espaço oferecido, da quantidade de informações fornecidas pelo google etc..

  24. Bruno disse:

    Nossa, realmente, os caras são muito resistentes a mudanças! Agrupamento de mensagens é excelente!!

  25. Luciano Victor disse:

    As pessoas ainda tem muito medo do que é diferente, o sistema do GMail é ótimo e continuarei com ele.

  26. Heleno disse:

    Acho que a grande maioria de nós aqui do fórum (inclusive eu) somos a favor da conversação, justamente por termos algo em comum: admiramos o Google, incluindo o Gmail e a novidades que ele trás. Gostamos do Gmail pelas inovações e funcionalidades – inteligentes – deste webmail.
    Mas existem usuários que utilizam o Gmail e querem o básico. Querem apenas enviar e receber um e-mail e não entendem muito de computador. E para esses, quanto mais simples, melhor.

  27. Daniel disse:

    Você pode usar filtros em conjunto com labels, ou simplesmente pesquisar com a opção "from: "

  28. josimar_lopes disse:

    Tudo depende de como o serviço é utilizado. Tenho um usuário que não pode utilizar a 'conversação', devido a natureza do seu trabalho. Os demais utilizam sem problema.

    De qualquer forma, concordo com o Heleno.

  29. A conversação é a solução, representa agilidade, economia de tempo e organização.
    Usuários!?! – Se querem uma ferramenta atrasada, então vão usar o Outlook Express. =D

  30. Vou continuar usando com a Conversa ativada, mas eu vou tirar proveito deta opção de desátiva-la pra finalmente poder contar o número total de mensagens (e não de conversas) que eu troquei co algumas pessoas.

    Antes eu tinha de olhar o número entre parenteses e somá-los, quando queria essa informação.

  31. gsctt disse:

    Considero a novidade muito relevante, mas continuarei com o agrupamento de mensagens.
    Recomendo que essa opção fique bem escondida, pois senão as pessoas não se esforçarão a se acostumarem com o novo que, no caso, é melhor.

  32. Tereza Jardim disse:

    Ainda que eu não consiga compreender [a despeito das explicações acima] por que cargas d'água alguém não gostaria das conversas agrupadas, dou mais mil pontos à Google por deixar que o usuário decida o que é melhor para si. Gênios! Love Gmail, since 2004!

  33. Gilson José disse:

    O que não compreendo é do porque chamar usuario de imbecil por não gostar dessa funcionalidade. Acredito que cada pessoa lida com uma ou várias informações que ela tem acesso, da maneira que melhor funcione para ela. Ninguém lida com nada da mesma maneira.

    Deve ser por isso literalmente que as pessoas são diferentes.

    No meu caso o que me irritava nessas conversações, era o fato de que certas mensagens agrupadas, já na eram importantes, e como também não queria excluir eu arquivava. O que acontece é que, não importa se eu arquivasse, sempre que eu recebia uma nova mensagem, ao agrupar, o gmail acabava puxando novamente aquela conversa que eu ja arquivei. Isso sempre acontece comigo, o que para mim é irritante. No meu caso, o que acontece sempre, pela natureza de meu uso, ele deveria agrupar as conversas que estejam na caixa de entrada.

    Mas o usuário ter o direito de escolher, é muito bacana.

  34. vgomespt disse:

    Valeu Ricardo !

    estava com um problema destes e voltei para o outlook, que realmente prefiro o gmail, mas agora desativando voltarei. O meu problema é a recepção de formulários que fica com um email de remetente, e várias conversas com futuros clientes ficam todas juntas, este foi o meu motivo para uma conta do gmail para desmembrar as conversas.

    t+

  35. Rose disse:

    Resolveu o meu problema