Google Me: a nova rede social do Google?

Por em 28 de junho de 2010 – 21:47

O Orkut é, sem sombra de dúvidas, a rede social mais utilizada no Brasil. Com aproximadamente 100 milhões de usuários mundiais, o serviço do Google é líder de audiência entre os brasileiros e indianos.

Apesar do vultuoso número de usuários, o Orkut está muito longe de ser uma rede social popular no mundo. Basta fazermos uma rápida comparação com os 400 milhões de usuários do Facebook para termos uma idéia da pequena grande diferença de popularidade entre os dois serviços.

Para tentar abocanhar uma maior fatia no mundo das redes sociais, o Google lançou, no começo de fevereiro, o Google Buzz. Com o intuito de ser um agregador de redes sociais (uma espécie de Google Reader Social), o GBuzz se resumiu a um grande buzz em seu lançamento, mas logo caiu no esquecimento da grande maioria dos usuários.

O que levou o Buzz ao fracasso, ainda é uma incógnita. Seria a maneira com que o Google enfiou, goela abaixo, o novo serviço aos usuários, sem lhes dar a opção de aceitá-lo ou recusá-lo? Ou o simples desconhecimento ou falta de visão, por parte da grande maioria dos usuários, do alcance que o GBuzz pode ter? Estaria a empresa, acostumada em ser líder em boa parte dos ramos em que se aventura, disposta a se contentar com sua rede social tendo apenas 25% do número de usuários do maior concorrente no segmento?

Recentemente, Kevin Rose, fundador do Digg, soltou o seguinte rumor no Twitter: “Ok, umm, huge rumor: Google to launch facebook competitor very soon ‘Google Me’, very credible source”. Algo como “Grande Rumor: Google pode lançar em breve um competidor para o Facebook chamado ‘Google Me’, segundo uma fonte sólida”.

O tweet de Rose, que não costuma divulgar rumores à esmo, pode ter acendido a luz vermelha na empresa de Palo Alto. O que seria, na prática, o Google Me?

Há várias hipóteses para o que pode vir a ser o Google Me:

  • um grande upgrade no Buzz, adicionando recursos interessantes e fazendo uso dos mais de 200 milhões de usuários do Gmail;
  • uma grande atualização do Google Profiles, permitindo uma maior publicação de informações pessoais e interação com seus amigos;
  • uma reformulação total do Orkut, utilizando os mais de 100 milhões de usuários da atual rede social da empresa como um trampolim para um novo serviço;
  • a união do Orkut com o Buzz, fazendo com que o novo serviço já nasça com mais da metade dos usuários do Facebook.

Segundo Felix Ximenes, Diretor de Comunicação do Google Brasil, as informações não passam de rumores. Ximenes diz, ainda, que a empresa não tem “nenhuma iniciativa concreta para anunciar”.

Acredito, com veemência, que o Google esteja disposto a comprar a briga com o Facebook. E, na minha singela opinião, a gigante de Mountain View tem, sem sombra de dúvidas, capacidade de criar uma rede social melhor que o Facebook. A meu ver, o melhor caminho a ser seguido é o da união do Orkut e Buzz, com as devidas modificações/correções/adições que os serviços merecem, é claro.

Quem vencerá esta possível briga? Somente o tempo nos dirá.

Via: The Huffington Post

Agradecimentos à leitora Fabiana Leticia pela dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


55 comentários sobre “Google Me: a nova rede social do Google?”

  1. Gabriel Bonfim disse:

    perde a graça de ter internet? acorda fio! o mundo não é só o orkut, e o facebook ja tem a metade dos usuarios do orkut no brasil! tem muito mais coisa doq rede social, internet perder a graça? só no dia em que inventarem coisa melhor!

  2. igor disse:

    ja era coloquei negativo pra geral! o google é um lixo facebook tbm e twitter é chato no começo dps fica legal e dps fica chato de novo!

  3. Apesar de apresentar poucos diferenciais, acho que vai ser uma rede muito interessante, com uma forma um pouco diferente de organizar as interações e compartilhamentos.

  4. Só pra finalizar.. Orkut é pra crianças e curiosos. Facebook é o sucessor mundial. O Facebook é mais "adulto".

  5. anderson disse:

    Se for juntar o Orkut e deixar muitas das suas ferramentas seria muito bom principalmente se deixarem comunidades tirarem muitos aplicativos, deixarem opções de privacidade, deixarem colocar qualquer foto de plano de fundo, tipo o twitter e inovarem com algo mais, tmbém espero que deixem o mesmo padra de amizade que o orkut e j passem todos para lá, também espero que só incluam os usuários com E-mail confirmado, não podendo pessoa ter mais de uma conta