Google Me: a nova rede social do Google?

55
3

O Orkut é, sem sombra de dúvidas, a rede social mais utilizada no Brasil. Com aproximadamente 100 milhões de usuários mundiais, o serviço do Google é líder de audiência entre os brasileiros e indianos.

Apesar do vultuoso número de usuários, o Orkut está muito longe de ser uma rede social popular no mundo. Basta fazermos uma rápida comparação com os 400 milhões de usuários do Facebook para termos uma idéia da pequena grande diferença de popularidade entre os dois serviços.

Para tentar abocanhar uma maior fatia no mundo das redes sociais, o Google lançou, no começo de fevereiro, o Google Buzz. Com o intuito de ser um agregador de redes sociais (uma espécie de Google Reader Social), o GBuzz se resumiu a um grande buzz em seu lançamento, mas logo caiu no esquecimento da grande maioria dos usuários.

O que levou o Buzz ao fracasso, ainda é uma incógnita. Seria a maneira com que o Google enfiou, goela abaixo, o novo serviço aos usuários, sem lhes dar a opção de aceitá-lo ou recusá-lo? Ou o simples desconhecimento ou falta de visão, por parte da grande maioria dos usuários, do alcance que o GBuzz pode ter? Estaria a empresa, acostumada em ser líder em boa parte dos ramos em que se aventura, disposta a se contentar com sua rede social tendo apenas 25% do número de usuários do maior concorrente no segmento?

Recentemente, Kevin Rose, fundador do Digg, soltou o seguinte rumor no Twitter: “Ok, umm, huge rumor: Google to launch facebook competitor very soon ‘Google Me’, very credible source”. Algo como “Grande Rumor: Google pode lançar em breve um competidor para o Facebook chamado ‘Google Me’, segundo uma fonte sólida”.

O tweet de Rose, que não costuma divulgar rumores à esmo, pode ter acendido a luz vermelha na empresa de Palo Alto. O que seria, na prática, o Google Me?

Há várias hipóteses para o que pode vir a ser o Google Me:

  • um grande upgrade no Buzz, adicionando recursos interessantes e fazendo uso dos mais de 200 milhões de usuários do Gmail;
  • uma grande atualização do Google Profiles, permitindo uma maior publicação de informações pessoais e interação com seus amigos;
  • uma reformulação total do Orkut, utilizando os mais de 100 milhões de usuários da atual rede social da empresa como um trampolim para um novo serviço;
  • a união do Orkut com o Buzz, fazendo com que o novo serviço já nasça com mais da metade dos usuários do Facebook.

Segundo Felix Ximenes, Diretor de Comunicação do Google Brasil, as informações não passam de rumores. Ximenes diz, ainda, que a empresa não tem “nenhuma iniciativa concreta para anunciar”.

Acredito, com veemência, que o Google esteja disposto a comprar a briga com o Facebook. E, na minha singela opinião, a gigante de Mountain View tem, sem sombra de dúvidas, capacidade de criar uma rede social melhor que o Facebook. A meu ver, o melhor caminho a ser seguido é o da união do Orkut e Buzz, com as devidas modificações/correções/adições que os serviços merecem, é claro.

Quem vencerá esta possível briga? Somente o tempo nos dirá.

Via: The Huffington Post

Agradecimentos à leitora Fabiana Leticia pela dica!

  • http://www.byte-blog.com Pedro Churro

    Há um filme da Google que se chama Google Me… http://www.googlemethemovie.com Não sei se faz diferença =S

  • http://leandrosato.com Leandro

    Reformulação total no orkut: OK, vamos mudar as cores do tema de novo..
    Qualquer mudança maior no orkut, os usuarios fazem mimimi e o google tem que voltar atrás..
    Até hoje muita gente usa o “orkut antigo”.

    Buzz não é concorrente do Facebook, ele tá mais para twitter…

    Integração de produtos não é o forte do google. Na maioria dos casos ela se limita a colocar um “link” pra o outro serviço…

    O mais provável é algo relacionado com o Google Profiles mesmo… Até por causa do nome do serviço..

  • http://twitter.com/tcesars Tiago Cesar

    Vamos contar:
    1 – iGoogle e seus milhões de gadgets
    2 – Orkut e seus milhões de brasileiros e comunidades
    3 – Buzz agregado a milhões de Gmail users
    4 – Youtube e seus milhões de usuários
    5 – Blogger e a função “seguidor”
    6 – Google Wave e seu EPIC FAIL.
    7 – Picasa Web Album e seu compartilhamento de imagem.

    Se o Google conseguisse juntar tudo isso em uma rede social dinâmica livre (ou pelo menos quase livre) de bugs. Nasceria uma Gigantesca rede social com diversas funcionalidades e tudo para agradar muuuuuuuita gente. Vejo essa integração como um grande corte de custos e nem precisaria desembolsar grana pra comprar o Twitter ou o Facebook para fazer sucesso.

  • osteictes

    ei man, faltou uma hipotese muito essencial… alguem lembra do SocialStream?? ;-) eu aposto nessa….

  • Leon

    Acho que uma hipótese interessante seria uma integração entre o Google Profiles, o Orkut e o Buzz. Talvez adicionar o wave no caminho não seria má ideia :)

  • Pingback: Google Me: uma nova rede social Google? | TudoSimples.net()

  • http://www.tudosimples.net Lucas Cambraia

    Acredito que o segredo não é tão simplório quanto “juntar” tudo em uma coisa só, como o @TiagoCesar mencionou em seu comentário. O mundo das redes sociais carece de inovação, de idéias novas como foi o surgimento do Twitter, na minha opinião a mais importante forma de comunicação na internet. Portanto, se o Google Me trouxer novidades, será muito bem aceito.

  • Josué

    Tenho acordo com o Tiago. Só faltou falar do picasaweb, google maps (e earth), grupos, blogs, chromeOS, android e os serviços de buscas .

    Como o Lucas profereriu, não é tão simples assim, pois os usuários apresentam restrições (vide caso preferível da versão antiga do orkut e não uso do buzz e wave).

  • Josué

    Ou seja, o google está “comendo pelas beiradas” há um bom tempo, mas não consegue lograr êxito nas suas empreitadas experimentais, como o wave e buzz.

    Enquanto isso, malogrobook e chatuiter ganham e ampliam seu espaço.

    (ah, faltou falar do googleTV)

  • Fabiana

    Ótimo post, bem explicado.

    O que interessa antes de mais nada é saber, porque 400milhões de pessoas gostam do Facebook? E quem são as 100milhões do Orkut? Qual perfil de ambos? Fazer uma rede social, antes de mais nada, é preciso saber, para quem? por que? E o principal, que inovação pode ser agregada e qual seria? Caso o ‘rumor’ seja verdadeiro, os profissionais estejam pensando nestas e outras estratégias.
    Vamos aguardar!

  • http://www.danilojorge.com Danilo

    Quem vence essa briga? Essa é fácil!

    Quem vence são os usuários. Você, ele e eu. :-)

    Viva a concorrência!

  • Pingback: Google Me: a nova rede social do Google? « Vivo Desenvolvendo()

  • http://leandrosato.com Leandro
  • Joe

    Facebook tem 500 milhões de usuários.

  • Erik ch

    Facebook possui 500 milhões de usuários por ser uma rede social que foca em aplicativos, e deixa as pessoas mais conectadas do que nunca.
    E é simples.

    Porem , mesmo o facebook tem enfrentado problemas de interface com sua migração de interface (que muitos usuários se queixaram).
    como voce faz para saber “quantos amigos você tem”? Ou como voce faz pra ver quais fotos voce tem ?
    O facebook tem perdido sua identidade ao querer transformar sua rede social num concorrente do twitter. (hoje ela esta uma zona)

    O orkut já até que vem respeitando os pedidos dos usuarios, principalmente dos brasileiros, que pedem facilidade com uma interface limpa e que possa chegar onde quer chegar.

    O que a google deve fazer agora é fazer com que o orkut novo seja bem aceito para todo mundo. Inclusive aqueles que INSISTEM NO ORKUT ANTIGO.

  • http://twitter.com/rafaelholanda Rafael Holanda

    Alguem tem o convite? rs

  • http://tcelestino.com.br Tiago Celestino

    Não sei se faria algo melhor, até porque se quisesse investiria mais no Orkut e não pensaria em outra rede social.

    Acho que a Google está perdendo o foco e mais uma rede pra ficar esquecida depois do buzz. Foi assim com o Wave, com o Buzz e será com essa possível rede social.

  • gabriel madureiro

    se o orkut acaba , vai perde a graça de ter internet , acho que muita gente vai parar de usar, twitter e chato, facebook sem nexo , myspace argh x.x ruim também , se acaba agente faz protesto lol

  • http://twitter.com/bruno_gall @bruno_gall

    Por isso que eu parei de usar o Orkut para o Facebook –“

  • http://facebook.com/joaozittoo Joao Carlos

    Nossa!!! ansioso eu estar agora!!!!

  • http://twitter.com/rsdeSa Rodrigo

    Concordo com o Tiago Cesar, mas eu pensaria assim. Juntaria o Google Profiles com o Orkut (mas se o usuário quiser) e assim iria pro Google Me. No Google Me o usuário escolheria quais serviços quais serviços unir.

    Por exemplo, se quero que meu álbum do orkut seja o mesmo do Picasa, eu pesso pra que o Google Me faça isso. E eu poderia simplesmente fazer só upload pelas fotos do Picasa, ao invés do atual que passo pro Picasa e depois pro orkut e eles são coisas diferentes.

    Ou no caso do Buzz. Eu poderia pedir pra que as atualizações do Google Me (orkut, sei lá), sejam as mesmas do Buzz.

    E o meus vídeos poderiam ser simplesmente os vídeos do youtube.

    Finalizando. Como disseram, a grande vantagem do Facebook são seus aplicativos, mas está em você escolher o que quer, e não simplesmente sendo obrigado a usá-los. Eu por exemplo acho um saco aqueles joguinhos, e simplesmente bloqueei os pedidos de convites ou notificações de quem subiu de nível ou qualquer coisa assim. Simples.

    E isso por exemplo, falta pra mim no orkut agora…

  • http://twitter.com/tcesars Tiago Cesar

    Ante os aplicativos do Facebook, o iGoogle tem uma porção de jogos e o Twitter Gadget, aplicativos para Google Reader… unido com os do Orkut, a gama de apps é enorme.
    Desde de meu comentário eu tenho visto uma coisa; todos concordam que o Google tem sido redundante em rede social, e não tem sucesso em investidas novas como o Buzz, Wave e modificações no orkut (bugs muitos bugs).

  • Carol

    orkut – novo visual não agregou utilidade real, só uma carinha mais bonita mesmo e frescurinhas pra garotada teen, fala sério só ficou a molecadinha lá.

    o twitter é mais dinâmico, simples, direto, democrático, a internet pede descomplicação, rapidez, ou não?

    facebook – cadê a usabilidade daquilo? preciso pensar demais pra fazer qualquer coisa lá, até pra fazer logout. não gosto e ainda não vi utilidade, acho muito engessado.

    buzz? hã? qual é a sua sensação no primeiro contato com essas ferramentas todas? sente-se perdido? consegue identificar a utilidade rapidamente? consegue integrar a outras coisas bacanas que você já usa e não gostaria de deixar de lado?

    o google tem uma enorme vantagem, só porque é do google milhões experimentam.

    pessoalmente acho mais útil os addons de navegadores que procuram arrumar essa variedade exagerada de tranqueiras que a internet está se tornando. um monte de mesma coisa!

    acho que simplificar é preciso e unificar ainda mais!

    o google devia nos pagar para experimentar suas grandes idéias!

  • http://www.flickr.com/photos/vis_a_vis/ Virgínia Soares

    engraçado que não ficou claro para mim que o google BUZZ era um agregador de redes sociais, para mim era só mais um gadget e vamos combinar agregadores de conteúdo não são para usuários comuns que são a maioria na rede. Eles querem que as ferramentas que já estão familiarizados se tornem cada vez mais fáceis de usar e não mais uma rede social na qual eu tneho de me cadastrar e sair adicionando novamente meus amigos, isso o facebook já faz muito bem o ideal seria o google se juntar de vez ao facebook.

  • http://www.google.com.br nena

    o orkut novo agora é a nova moda do momento, porque até crianças estão tendo um orkut, eu que já sou uma adulta, to me amarrando nas cores que tem no novo orkut.
    poderiam fazer isso no MSN também, todo vão querer ter ..

  • Pingback: Google investe US$ 100 mi na Zynga, criadora do FarmVille :: Tutoriais CTDO - Sua Base de Tutoriais Online()

  • Gustavo

    eu sinceramente, mesmo eu sendo um Googlemaníaco de carteirinha, para mim o Orkut ainda é uma aberração que parece ter saído dos jogos de Resident Evil, monstruoso, mal feito, pesado, tem mais bugs do que um ENIAC abandonado no oeste da mongólia e feio!
    Não sei mesmo como o Orkut conseguiu explodir aqui no Brasil\India, talvez tenha sido por osmose ou foi uma sacada muito inteligente do pessoal da Mountain.
    Eu trabalho em Lan Houses há quatro anos, tenho orkut desde 2006, no ano passado criei a minha conta no Facebook, e sinceramente fiquei pasmo com a velocidade e simplicidade dele, em termos comparativos seria o mesmo que comparar o Windows 98 com o Seven(sem exageros), eu realmente torço que o Orkut seja TOTALMENTE reformulado(que vai me dar um trabalho kilométrico aqui…), tente adotar um visual mais light, que sempre foi a cara da Google e que tenha menos bugs e mais privacidade(essas duas últimas são as reclamações mais frequentes que eu ouço aqui!), caso contrário eu mudo de emprego ou faço campanha para o pessoal migrar para o Facebook!
    Abraços a todos, mesmo aqueles que não leem comentários.

  • Pingback: Google investe US$ 100 mi na Zynga, criadora do FarmVille - Google Discovery()

  • Leandro

    eu aposto que vai ser apagar o Orkut(bricadeira), manda os usuarios todos dele para um novo site a nivel mundial, o Orkut nunca foi uma ideia ambiciosa e continua-lo naum seria uma boa ideia, em uma visão meio que preconceituosa seria como os EUA virem brincar na casa dos paises em desenvolvimento como o Brasil e a India, é o que eu penso.

  • http://interacaoconcursos.blogspot.com jorge luiz

    Acho que deveria sim criar essa rede social e dar a opção para o usuário escolher entre o Google Me e o Orkut.
    Deixar o Orkut nos paises onde tem bastante usuario(Brasil,India e EUA) e essa rede no resto do mundo.

  • http://obrigado-obrigado.blogspot.com/ Rodrigo

    Se centralizar todos os serviços do Google será muito interessante e prático.

  • http://obrigado-obrigado.blogspot.com/ Rodrigo

    Por outro lado, já estava na hora de atualizar o conceito de rede social.

  • Pingback: Surgem novos rumores sobre o Google Me - Google Discovery()

  • RAFAEL

    MEU TUDO VAI BEM NAS REDES SOCIAIS ENQUANTO ESTA NO COMEÇO,DEPOIS QUE VIRA FEBRE E DIFICIL SEGURAR OS USUARIOS.
    IGUAL O ORKUT NO COMEÇO ERA UMA MARAVILHA IA TUDO BEM ATE A INTERNET SE EXPANDIR MAIS GENTE QUERENDO ENTRAR E A GOOGLE NAO CONSEGUINDO SEGURAR (SE EU FOSSE O DONO DA GOOGLE DESATIVAVA O ORKUT MANDAVA TODO MUNDO PARA O FACEBOOK COM TANTA GENTE IA DAR ROLO O FACE BOOK SERIA OBRIGADO A FECHAR E PARA SALVAR A DECADA APARECE A GOOGLE COM UMA REDE SOCIAL SEGURA E FUNCIONAL)E TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE
    FIM!!!

  • http://promero.zip.net/index.html Promero

    O fato é: Se o Google descontinuar o Orkut, para se dedicar a esta nova empreitada, podemos dizer que ou eles fazem bem feito ou o Google pode dizer Adeus as Redes sociais.

  • Bran

    Aposta perigosa da google, arriscando países continentais pelo mundo.
    Tomara que não acabe com a funcionalidade do orkut nas comunidades e nas pesquisas em geral.
    E também, acho que odiaria ter a maior parte do conteúdo do site em uma lingua estrangeira…

  • https://twitter.com/rosenbergfelipe Felipe Rosenberg

    MELHORAR O ORKUT. (Começar do zero é um retrocesso e mancha a imagem do Google para todos os brasileiros e indianos no mundo)

    COMO?
    VOLTAR PRINCIPALMENTE PARA O VISUAL E ORGANIZAÇÃO DO VELHO ORKUT (TÃO ADORADO), O NOVO É, DE CERTA FORMA ODIADO POR SER CONFUSO E DESORGANIZADO.

    ANALISE:

    I love you Google. I love you Orkut, but I’m very disappointed:
    (Eu te amo Google. Eu te amo Orkut, mas eu estou muito desapontado):

    O que os brasileiros mais querem é que ele melhore, para maioria a nova versão foi um retrocesso tremendo em visual (muito poluído de informações – ficando desorganizado) e organização (amigos e comunidades sem organização por páginas, se perdendo entre tantos na rolagem de mouse, ou seja, em ambos não se dá para ter uma noção de quantos há, quem são – as comunidades não tem descrição e amigos não tem a opção de passar para grupos logo que se adiciona, “como antes” (adorava isso!).

    Houve muitas coisas boas na nova versão (também pioras):
    – Poder ver vídeos e fotos sem ter que entrar no perfil.
    – Aplicativos.
    – Amigos sugeridos com Sim e Não.
    – Amigos em Comum (estar único em uma única caixa) e Comunidades em Comum (Ficar embaixo de Comunidades dele, única caixa, como Amigos em Comum). Mas sem a indicação Ver Todos; como deve ser feito em Amigos dele/Meus Amigos, Minhas Comunidades (Comunidades dele), como na versão antiga.
    – Atualizações ficou bom com rolagem. Grupos estarem embaixo de Meus Amigos. Gerenciar Minhas Comunidades melhorou, mas atualizações ser do lado de Atualizações de amigos e minhas atualizações, atualizações de comunidades. mas minhas comunidades piorou por o rolar não funcionar, devia ter o Ver todas (invés de gerenciar) com um rolar único mostrando tudo de uma vez.
    Retrocessos:
    Entre os já listados:
    Se quiser concorrer com o Facebook tudo indica que será uma rede social boa, porque não ser o Orkut que precisa de boas melhorias. Quem mais quer essas melhorias que os próprios brasileiros que estão descontentes na nova, continuarão na versão antiga ou sairão por desgosto por na velha não haver os novos recursos como poder ver fotos sem entrar no perfil do outro?

    Transformar o Orkut nacional em internacional.

    Já dei na Ajuda do Google, passarão para os desenvolvedores fiquei bem feliz, a executarão: agora as comunidades tem atualizações no perfil, até que escondidas (algo a ser melhorado). Por sua vez porque o Google não põe as atualizações que o orkutiano tanto quer: álbuns de fotos e de vídeos nas comunidades? (principalmente)

    Esquecer o potencial do Orkut, que precisa ser melhorado, e fazer outro do zero, pode-se ser visto como um tiro no pé. Vai haver duas alternativas: escolher ficar na rede social do Google ou no Facebook (em alta), o que é mais provável, pois terão mais amigos, enquanto o Google Me, terá nenhum. Logo, se o Orkut for melhorado com as funções sugeridas no Ajuda e do Google Me, pessoas antigas voltarão e novas pessoas poderão entrar; voltando a ascender no Brasil, e agora no mundo.

    Google, passe esse amor dos brasileiros pelo Orkut pelo resto do mundo. Nada mais os brasileiros querem que o Orkut seja melhorado, o mundo virtual 0“tremeu” de posts quando o estava lançando uma nova versão do Orkut, todo mundo queria convite. Faça voltar os dissidentes do novo Orkut para um Orkut forte, destemido e bom!! Tudo que nós brasileiros de todo mundo queremos. Além do mais, a principal razão por brasileiros estarem no Facebook é por ele ser internacional e com visual limpo (como no antigo).

  • Luigi

    A preocupação do Google é que o Facebook investirá em um serviço de busca forte. Ele não está fazendo isso pra agradar ninguém, é simplesmente uma necessidade comercial de retomar usuários. O mesmo aconteceu com o Gmail que teve uma redução significativa no número de users. O grande aporte de usuários no Gmail foi devido a necessidade de uma conta Google para logar. A ferramente de vinculação de contas entre YouTube, Picasa e outros serviços do Facebook já existe, não seria novidade do Google. Muitos COs e CTOs do Google já migraram pro Facebook. Não acredito que em Rede Social bata dentro de 2 anos o Facebook. Terão que criar algo realmente fantástico em uma área saturada.

  • Pingback: Google adquire a empresa de monetização virtual Jambool - Google Discovery()

  • gui350

    esse filme eu num conheçoo….

  • http://twitter.com/pcdsjr @pcdsjr

    E mais o voice que já esta presente no gmail, tem td pra dar certo. Mais poderia ser um projeto a parte em outro dominio. Nada de mudar o orkut iria ter muito mimimi.

  • http://twitter.com/pcdsjr @pcdsjr

    O orkut não será descontinuado. Repare que o nome da NOVA rede é "me". Isso significa que o google terá 2 redes sociais, cada uma atendendo a um perfil de público. Acredito que o me veio para resgatar os usuarios que abandonaram suas contas no orkut.

  • G.

    Eu prefiro e uso o Buzz, todos os meus amigos ligados a tecnologia usam o Buzz. Não admitimos ter nossa inteligênica limitada a 140 caracteres.
    =)

    Concordo se caso o Google Me , integre todos os serviços que o Google possui, será um grande rival do Facebook.

  • http://www.innovactio.com.br Tiago

    Se houver mesmo esse google me, será um sucesso bem rápido se o orkut estiver vinculado com o google me. Quando lançarem eu vou querer conferir!!

  • Denilson Rocha

    Nesse ramo nunca podemos dizer "it's over", eu sei. Mas continuo achando que o Google dormiu demais no ponto e a guerra das redes sociais está vencida pelo facebook. Deveriam ter insistido no Orkut, a meu ver, e não abandoná-lo, como foi feito. Mas isso há dezenas de meses atrás, agora Inês é morta.

  • Pingback: A fracassada história do Google nas Mídias Sociais | Danuta Ferreira()

  • willen

    isso é verdade, a google já deve estar pensando nisso…
    Se ela o fizer, ganhará fácil, fácil do facebook.. hehe

  • http://vangie3d.net Ivonildo Dantas

    É muito bom que tenham criado mais uma rede social em que possamos nos interagir mais intensamente com pessoas do mundo todo, Obrigado.

  • http://itop.me iTop do Brasil

    Acho que o Google só vai superar o facebook (Yes, they can), com uma jogada de marketing ousada. O Google precisa criar algo novo e inovador, por mais que esta nova plataforma possa importar perfis e outros recursos do Google. Precisa ser a reinvenção do Orkut, e com outro nome! O Google corre o risco de começar a minguar como ocorreu com a Microsoft, por que as pessoas mudam…a cultura muda! Eu acredito que há espaço para uma Rede Social mais útil que o Orkut e menos fútil que o facebook!

    O Google tem a vantagem do nome e dos meios para uma campanha de divulgação em massa! Uma transição para uma nova Rede Social do Google. Tenho certeza, que movidos pela curiosidade e pelo desejo de não ficar pra trás, todos migram para a nova. E aqueles que saíra, voltam. O Google tem o poder de fazer isso! Se ficar "amarrado" a suas "antigas" ferramentas e ao Orkut, corre o risco de ser esvaziado neste segmento, assim como a Microsoft, que tentou ser tudo em conectividade e interação, e acabou só vingando msm com o MSN. Isso também, mais por uma questão cultural, do que por utilidade, por que logo mais, o IM do facebook será igual ou superior ao MSN. Tenho a certeza, de que uma nova Rede Social, by Google, cresce assustadoramente, engolindo usuários do Orkut e do facebook sem dó. Posso estar errado, mas acredito nas palavras: Open Source, integração e conectividade. Estas palavras agora, estão associadas a gula das companhias telefônicas, que logo mais serão donas de Redes Sociais e aos novos celulares e tablets, cujos novos advanced Risc Microprocessos, os tornarão tão capazes quanto os Desktops. O mundo das Redes Sociais tal qual os conhecemos será abalado, e pelas Teles!

  • wporfirio

    O fato é este: O Orkut tá um lixo. O Buzz morreu. Como é que se funde um lixo com um zumbi? O certo é começar do zero, aproveitando todos os atuais usuários do lixo e do defunto para criar a nova rede. Google Me deve ser pensada buscando diferenciais e vantagens competitivas jamais vistas em Facebook e rede social nenhuma.

  • Gabriel Bonfim

    perde a graça de ter internet? acorda fio! o mundo não é só o orkut, e o facebook ja tem a metade dos usuarios do orkut no brasil! tem muito mais coisa doq rede social, internet perder a graça? só no dia em que inventarem coisa melhor!

  • igor

    ja era coloquei negativo pra geral! o google é um lixo facebook tbm e twitter é chato no começo dps fica legal e dps fica chato de novo!

  • http://mcazeredo.blogspot.com Marcelo Azeredo

    Apesar de apresentar poucos diferenciais, acho que vai ser uma rede muito interessante, com uma forma um pouco diferente de organizar as interações e compartilhamentos.

  • https://www.facebook.com/profile.php?id=100002375329062 Bruno Ribeiro da Silva

    Só pra finalizar.. Orkut é pra crianças e curiosos. Facebook é o sucessor mundial. O Facebook é mais "adulto".

  • anderson

    Se for juntar o Orkut e deixar muitas das suas ferramentas seria muito bom principalmente se deixarem comunidades tirarem muitos aplicativos, deixarem opções de privacidade, deixarem colocar qualquer foto de plano de fundo, tipo o twitter e inovarem com algo mais, tmbém espero que deixem o mesmo padra de amizade que o orkut e j passem todos para lá, também espero que só incluam os usuários com E-mail confirmado, não podendo pessoa ter mais de uma conta