Android SDK: Descubra como utilizar o emulador do Google Phone

Por em 14 de janeiro de 2009 – 16:35

androidg1sdk

Embora o emulador (SDK) esteja disponível para desenvolvedores do Android, qualquer pessoa na internet pode baixar o software e conhecer a tecnologia em sua máquina local.

Para auxiliar, criamos abaixo um pequeno tutorial, com foco iniciante, que ajuda nos primeiros passos e na instalação do Android no Windows, o que possibilita assim brincar utilizando linhas de comando.

Descubra como utilizar o Google Android localmente:

1. Baixe a aplicação correspondente ao seu sistema operacional. Em caso de SOs alternativos ao Windows, como Linux e Mac, os passos serão diferentes dos descritos abaixo.
2. Após baixar (o arquivo têm aproximadamente 100MB de tamanho), remova a compressão do arquivo. Utilize o Winzip ou Winrar para essa tarefa.
3. Você pode executar o Google Android simplesmente clicando em emulator.exe dentro da pasta tools. Veja abaixo como maximizar a experiência.

Instalação no Windows XP ou Vista (ativa a linha de comando)

Embora o Google Android possa ser executado sem qualquer operação adicional, os usuários podem complementar instalando o Android no Windows, o que ativa a possibilidade de utilizar linha de comando e operações mais complexas.

1. Clique com o botão direiro no ícone do Meu Computador e selecione propriedades.
2. Selecione “Configurações Avançadas do Sistema” (no Vista)
3. Na tela de “Propriedades de Sistema”, clique no botão “Variáveis de Ambiente….”
4. Na proxima tela, localize as opções das “Variáveis do Sistema” e localize a linha “PATH”, dê um duplo-clique para edita-la.
5. Cuidado ao alterar o “Valor da Variável” pois você deve adicionar (não remova o conteúdo existente, apenas adicione) o caminho até a pasta /tools/ dentro do diretório do Google Android (ex: “C:\android1.0_r2\tools\”)
6. Salve. Agora você pode usar o Prompt do DOS ou o campo de pesquisas do menu Iniciar (Vista) para executar o Google Android. Utilize “emulator” para isso.

Utilizando a Interface do T-Mobile G1

Possivelmente a interface original do emulador não irá lhe agradar. Pensando nisso, Jeffrey Sharkey, um desenvolvedor, resolveu portar a interface do T-Mobile G1 para uso no emulador. Veja abaixo, como utiliza-la:

1. Primeiramente, baixe a skin do T-Mobile G1.
2. Feito isso, faça a descompressão. Adicione a pasta dentro do caminho: “/tools/lib/images/skins/”
3. Cuitado para que a descompressão não deixe a skin dentro de duas pastas. O Android não conseguirá reconhecer a localização dos arquivos.
4. Para executar a skin, vá até o DOS ou pesquisa do menu iniciar e digite: “emulator -skin G1″ (sem as aspas)
5. Pronto, você tem o emulador instalado, integrado ao Windows e com cara do G1.
6. Caso queira abrir ou fechar o teclado, utilize Numpad 7 ou Ctrl+F12.

Qualquer dúvida, utilize os comentários. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


7 comentários sobre “Android SDK: Descubra como utilizar o emulador do Google Phone”

  1. Excelente dica, estou baixando para testar e após faço comentários.

  2. Bruno disse:

    Alguem ai já testou isso… aki eu fiz mas não carrega.. abre a imagem do telefone e só aparece na tela “ANDROID_”e não faz mais nada… alguem sabe como mecher?

  3. Ciso disse:

    Muito legal. Só uma coisinha. O executar funciona no Windows XP também, não só no Vista. Eu executo o Emulator direto do Executar (Win R), sem precisar entrar no DOS.

  4. Ciso disse:

    Olá. Poderia nos dar uma dica de como executar os samples que acompanham o emulador?

  5. Renê Fraga disse:

    Olá pessoal, a idéia desse tutorial seria realmente apresentar o emulador e seus passos iniciais. Para realizar novas atividades, recomendo que visitem o FAQ do emulador para mais detalhes. :)

  6. Marcos disse:

    Norberto – Ligue o telefone (?) – Aperte no botão de encerrar ligação
    Estava vendo com trocar o wallpaper e tal, e achei imagens muito bonitas.
    Eu as achei pra download no flickr.
    http://www.flickr.com/photos/romainguy/sets/72157607462733219/

  7. antunes disse:

    olha muito massa, esse negocio dele ficar demorando com o nome android_ é so o boot dele, depois de uns 4 minutos ele entra e da ate pra acessar internet por ele, eu tow vendo agora o gmail, mas é muito massa.